11 de junho de 2010

The Bad Lieutenant: Port of Call - New Orleans (2009)






Em primeiro, (como disse Mourinha) afaste-se a ideia de remake do filme de Ferrara mas aceite-se a comparação entre os dois. Nomeadamente a comparação entre os dois "polícias sem lei", Keitel e Cage. Como disse o Vasco Câmara, e passo a citar "Comparar, por exemplo, os uivos de angústia de Harvey Keitel com os furores nada religiosos e mais irrisórios de Nicolas Cage que, à medida que o filme progride, vai ficando cada vez mais torto (é o mal das costas...) e mais parecido com o amigo/inimigo preferido de Herzog, o diabólico Klaus Kinski.". É sim senhor interessante ver como Herzog conduz um filme que, fosse realizado por um Nolan ou um Scott (por exemplo) não sería mais do que um festival de pirotecnia. Claro que Cage tem uma interpretação fantástica lembrando tempos de Leaving Las Vegas e Bringing Out the Dead, mas sobretudo é a "mão" de Herzog que faz de Bad Lieutenant um bom filme, mesmo tendo o cineasta as limitações criativas usuais num filme desta natureza. The Bad Lieutenant é um filme menor de Herzog, filme de género, o mainstream do cineasta alemão. Sim é encomenda, mas sim é um bom filme.

3 comentários:

João disse...

Já o tive aqui no pc, depois gravei-o e já não sei onde o meti.

Bem, ainda não vi, e muito por culpa pelo fantasma do filme do Ferrara. É difícil abster-me da comparação.
Tenho a dizer que do Herzog apenas conheço o Rescue Dawn, que é muito bom (consegue-se ver muito do cinema de Malick no filme) embora peque por ser "tão americano", culpa do final...

Isto tudo para dizer que é um cineasta que ainda tenho de descobrir e que esta tua ánálise deu-me força para ver este Bad Lieutenant, que não tinha grande vontade para isso.

Unknown disse...

Não sei porquê não consegui gostar de Cage neste filme...

Álvaro Martins disse...

João, vê-o. A única relação com o filme do Ferrara é mesmo o título e a personagem em si. Quanto ao Herzog também ainda tenho de descobrir mais, mas já vi alguns dele.

Victor, eu gostei.