28 de abril de 2010

My Darling Clementine (1946)

















A história de Wyatt Earp contada por Ford. Pessoalmente, My Darling Clementine é muito melhor que Wyatt Earp de Kevin Costner, mas muito melhor. Só a interpretação de Henry Fonda vale mais que o filme todo de Costner, já para nem falar nos planos de Ford, no campo e contra-campo que O cineasta americano cria em todo o seu cinema, nas sombras do seu cinema, nos planos. My Darling Clementine é um filme brutal, cheio de enquadramentos fenomenais, constantemente recorrente a uma profundidade de campo prodigiosa que enaltece aquela América, aquele Monument Valley onde Ford tanto gostava de filmar. My Darling Clementine é filme de génio, é filme de quem consegue fazer simultaneamente algo tão belo e tão simples. Um cinema tão puro como a inocência dum recém-nascido. A forma esplendorosa de filmar o céu, as nuvens, o horizonte, enfim, a beleza do seu cinema - não me canso de o dizer. John Ford foi sem dúvida o melhor cineasta norte-americano de todos os tempos.

8 comentários:

João Bizarro disse...

Um enorme filme que por acaso tive oportunidade de ver numa sala de cinema (Ávila em Lisboa) nos anos 90.

Álvaro Martins disse...

Que grande sorte João :) vê-lo numa sala de cinema deve ser qualquer coisa de fenomenal.

João Bizarro disse...

O Ávila (que é/era do Paulo Branco) passou um ciclo fabuloso nessa altura.
Vi este e "A Sombra do Caçador", do Charles Laughton, The Wings of Eagles, tb do John Ford (com o John Wayne)... entre alguns outros.

Álvaro Martins disse...

Viver em Lisboa tem as suas vantagens sem dúvida. Cá não temos nada disso, infelizmente :( e fugindo ao tema (cinema) só existe outra coisa pela qual tenho muita pena por não viver aí, já deves saber qual é ;)

João Bizarro disse...

HEHEHE. Esse é outro bom motivo.

Amanhã vou já comprar bilhetes para o jogo da consagração, com o Rio Ave.

Álvaro Martins disse...

Pois, dava tudo para poder ir, mas infelizmente... :(

Mas gozo deve ser ir ver no domingo ao dragão, fazer a festa lá no campo dos corruptos ;)
Este ano fui ver o 1-0 aos tripeiros, já fui ver alguns jogos no novo estádio, mas nunca tinha visto uma enchente assim (vou uma vez por época se for), imagino contra o Rio Ave como estará, acho que me vinham as lágrimas aos olhos se fosse.

João Bizarro disse...

Quero fazer a festa já neste Domingo!

Álvaro Martins disse...

E eu também. Acho que alguém vai ter que me trazer a casa eheh