27 de abril de 2009

Brasileirinho (2005)


Antes de surgir a Bossanova e a Música Popular Brasileira criou-se o Choro, um estilo de música que misturou os sons europeus e africanos e que é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil.
Mika Kaurismäki, irmão mais velho doutro conceituado nome do circuito cinematográfico finlândes, Aki Kaurismäki, realizou em 2005 um documentário sobre esse estilo musical brasileiro que faz lembrar o Jazz. Não há muito para dizer sobre este filme para além de referir o prazer que me deu ouvir tocar verdadeiros mestres do Choro. Desde cavaquinho, viola, viola de sete cordas, pandeireta, flauta, clarinete, saxofone, trompete, o Choro é música elaborada que prima sobretudo pela arte do improviso e não só. Confesso que sou um admirador da música brasileira em geral, com especial incidência para a Bossanova e este Choro, mas Mika Kaurismäki filma com grande fervor vários momentos fantásticos do Choro. O Trio Madeira Brasil é o grupo anfitrião do filme que nos vai mostrar os grandes nomes actuais do Choro e as suas várias interpretações das músicas mais tradicionais e populares do Choro.
É claro que o interesse para quem goste destes estilos de música é muito maior do que para aqueles que não, mas é um documentário com grande qualidade e muito esclarecedor do que é a cultura musical brasileira.








Sem comentários: