7 de abril de 2009

27 Missing Kisses (2000)


Aqui está uma obra de um país que pouco ou nada se conhece sobre cinema, a Geórgia. É o primeiro filme que vejo oriundo deste país e confesso que fiquei com vontade de ver mais.
“27 Missing Kisses” é uma história intemporal, é uma história sobre o amor, uma história da descoberta deste e sobretudo uma história sobre a adolescência. É a história de Sybilla (Nutsa Kukhianidze), uma jovem rapariga de 14 anos que vai passar o Verão a casa da tia e se apaixona por Alexander (Yevgeni Sidikhin), o pai de Mickey (Shalva Iashvili), um rapaz da mesma idade de Sybilla e que se apaixona por ela. Portanto, o argumento desta obra traz-nos um hipotético triângulo amoroso que é criado por estes dois adolescentes. Como é habitual, e não generalizando, as raparigas nesta idade desejam sempre homens mais velhos porque acham que já são crescidas e os rapazes da sua idade ainda são uns garotinhos, o que em parte é verdade. Nana Djordjadze soube explorar bem essa realidade nesta obra e aqui Sybilla é um excelente exemplo disso. Ela vai tentar de tudo para se entregar a Alexander, mesmo sabendo que Mickey gosta dela, mesmo quando este se declara vezes e vezes sem conta, ela vai sempre preferir Alexander e tentar mostrar a este que já é uma mulher e que pode e quer fazer o mesmo que as outras, ou seja, ter relações sexuais com ele. O filme é narrado por Mickey e começa com a explicação do título, os 27 beijos perdidos dos 100 que ela lhe prometeu.
As interpretações dos dois jovens são assombrosas e as aventuras de Veronica (Amaliya Mordvinova), a mulher de um tenente que, com a falta de relações sexuais com o marido as procura nos outros homens da vila, trazem um lado mais cómico ao filme.
“27 Missing Kisses” é uma tragicomédia deslumbrante que encanta. É uma maravilha ver cinema desta categoria.


Sem comentários: