18 de abril de 2009

Alice (2005)

Um filme de Marco Martins






7 comentários:

Argonauta disse...

melhor filem português dos últimos 25 anos

Álvaro Martins disse...

É um grande filme, mas também não exageres.

Argonauta disse...

para mim é, os actores não representam como se tivessem num teatro ou apenas a debitar as linhas do guião, a maneira como Lisboa está filmada é brutal, o argumento está muito bem conseguido, a OST é lindíssima, se o filme do hitler não fosse desse ano deveria ter ganho o ócar de melhor filme estrangeiro

Álvaro Martins disse...

Argonauta, são opiniões.
Gosto muito do filme mas não chega aos calcanhares dos Mutantes da Villaverde, já para não falar do Transe também da Villaverde. E depois temos alguns filmes do Manoel de Oliveira que são autênticas obras-primas, o caso do Vale Abraão, da Divina Comédia, do Palavra e Utopia, Non ou a Vã Glória de Mandar,etc. João César Monteiro era genial. Pedro Costa e o seu Ossos, No Quarto da Vanda, Juventude em Marcha também. O Tarde Demais do José Nascimento, os primeiros do João Botelho, principalmente os Um Adeus Português, Tempos Difíceis e o Aqui na Terra. Há muitos filmes portugueses que se podem considerar superiores a este Alice, embora ache que tens toda a razão em relação ao argumento e à maneira como Marco Martins filma Lisboa. Mas é a minha opinião.

Fernando Ribeiro disse...

Já o estive para ver por diversas. Mas nunca calhou. Em principio, dos melhores filmes portugueses dos últimos anos, conforme muitos o classificam.

Abraço.

Argonauta disse...

não gosto de João César monteira, acho que nunca consegui chegar a ver ennhum filem completo dele, o Monoel de Oliveira acho que é demasiado pretensioso, e depois tem aquela coisa que me irrita no cinema português, os actores a representar como se fosse um teatro e não cinema. João Botelho nem comento. Teresa Villaverde não conheço nada, nem João Nascimento.

Álvaro Martins disse...

Fernando,

deves ver porque é um grande filme e mais uma prova de que há bom cinema português. E sim, dos melhores filmes portugueses dos últimos tempos.


Argonauta,

não acho Manoel de Oliveira pretensioso. Acho sim competente, acho os seus filmes complexos, filosóficos e muitos deles paradoxais. O mesmo se adequa para o João César Monteiro.
Teresa Villaverde e Pedro Costa são a "nova" geração, que já vem dos anos 90, mas são os melhores actualmente, para mim.
João Botelho devias ver os primeiros filmes do homem e só depois é que podes condená-lo ou não.
Quanto ao representar como se fosse teatro não concordo, nunca tive essa percepção.


Abraços