22 de outubro de 2010

Fallen Angel (1945)











Fallen Angel é o puro noir, negro e misterioso. É a história de um “forasteiro” que interrompe uma viagem até San Francisco porque só tinha um dólar na “algibeira”. E na localidade onde fica, conhece primeiro uma rapariga por quem cria um tipo de obsessão (lá está a obsessão no cinema de Preminger, sempre uma obsessão) e que o faz casar com uma segunda com vista a tirar-lhe o dinheiro, divorciar-se e casar com a primeira. Mas um assassinato faz dele o principal suspeito.

O que me agrada em Preminger é a capacidade de retirar da imoralidade alguma dignidade (ou bondade se assim lhe queiram chamar). Os protagonistas de Preminger têm sempre em comum essa imoralidade que os conduz à perversidade. Mas sempre com a tal bondade presente, a tal réstia de dignidade. Em Preminger não há integridades nem virtuosismos. O que há é a humanização da desumanização, a despretensão a qualquer tipo de purismos. O que há é a representação do ser humano, da vida. Sem esquecer o noir.

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