23 de junho de 2009

La Strada (1954)

Um filme de Federico Fellini
















“La Strada” é mais que um filme neo-realista, mais que um filme sobre dois vagabundos pela estrada fora em constante luta pela sobrevivência. “La Strada” é um manifesto da razão, é um ensaio da loucura e crueldade, é uma ode ao amor. E no fim ficou a redenção, ficou o desespero, ficou o arrependimento. Ficou sobretudo a dor, porque embora Zampanò rebentasse as correntes, a corrente de Gelsomina ficou como que eternamente cravada no seu peito.
Porque Fellini era um génio.

“Até uma pedra serve para alguma coisa.”

3 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Este filme é óptimo e mesmo assim acho que não entrava no meu top5 de Fellini :D

Unknown disse...

Pelo lado que me toca, diria que é o meu Fellini favorito!

Álvaro Martins disse...

Passenger,
pois, num top 5 é difícil, mas é um grande filme. O problema é que Fellini só fez grandes filmes. :)

Victor,
eu já não posso dizer o mesmo. O meu preferido é sem dúvida alguma o Amarcord.