15 de fevereiro de 2009

Zemestan - É o Inverno (2006)



Num país onde a luta pela sobrevivência é constante, Rafi Pitts traz-nos uma obra dramática de um Irão negro e caótico. Em "Zemestan" a temática central da obra é a sobrevivência face a uma crise que afecta mais de metade da população do Irão. As fábricas fecham, o trabalho escasseia e a procura deste expande-se para fora do país, onde existe mais facilidade e oferta de trabalho. É neste ambiente inóspito que se desenvolve a história de Marhab, um viajante numa procura de trabalho em Teerã.
Obra lírica de Pitts, este “Zemestan” transporta consigo uma mensagem forte de amor e luta pela vida. Pitts quis também salientar que a necessidade em trabalhar como meio essencial para a sobrevivência de um indivíduo, não implica a humilhação e exploração deste. O filme retrata essa temática de forma bem clara e mostra-nos um personagem que não está disposto a aceitar tal condição.
O amor também é aqui retratado, pois é por amor que o marido que partiu em busca de dinheiro e que, regressado de uma aventura falhada e que se depara com outro homem (Marhab) dentro de sua casa e com sua mulher, se suicida no fim do filme. É por amor que Marhab resolve, após ver o suicídio, ficar e desistir de mais uma viagem em busca de um futuro melhor.
“Zemestan” é uma admirável reflexão à sobrevivência e sua condição humana, ao amor e sua compreensão. Isto é cinema.




3 comentários:

Filipe Machado disse...

Grande fotografia! Estou ansioso para ver este filme!

Fernando Ribeiro disse...

Confesso que não conhecia este filme. Deixaste-me com água na boca. :)

Grande abraço.

Álvaro Martins disse...

Filipe e Fernando,
recomendo-vos vivamente este filme. Quando o virens dizei a vossa opinião.

Abraços