24 de fevereiro de 2009

A DIVINA COMÉDIA (1991)

De Manoel de Oliveira








8 comentários:

Argonauta disse...

não gosto do manoel de oliveira, acho quele tem a mania de realizador avant-garde mas falta-lhe muito para lá chegar

Álvaro Martins disse...

Não digas isso, que te fica mal.
Manoel de Oliveira é um mestre do cinema português e até a nível europeu.
E não lhe falta nada, nem tem de provar nada, porque já provou com obras-primas como Vale Abraão, Francisca, Amor de Perdição, Non ou a Vã Glória de Mandar, A Divina Comédia, A Viagem ao Princípio do Mundo....e muitos mais.
Em relação ao Avant-Garde, se há realizador português que se aproxime desse movimento, esse homem é Manoel de Oliveira. João Botelho aproxima-se mas fica muito aquém.
Abraços

Argonauta disse...

João Botelho o mesmo que fez o corrupção??? deves estar a gozar certo, mas pronto não consigo ver nada de especial nos filmes dele.
Bem hoje d etarde vi um filme que me aconselharam vivamente do qual simplesmente adorei mememnto já ouviste fala/já viste?

Álvaro Martins disse...

Sim, esse mesmo. Só conheces esse filme do João Botelho? Esse é fraquinho mas aconselho-te a ver os filmes antes de A Mulher que Acreditava ser Presidente dos Estados Unidos da América(mais um fraquinho dele), tais como o Tráfico, Tempos Difíceis, Aqui na Terra, Um Adeus Português...e mais.
Mas por isso é que eu disse que ficava muito aquém, porque tem muito bons filmes, mas também tem outros muito fraquinhos, o que com o Manoel de Oliveira já não acontece.

Em relação ao Memento só tenho a dizer maravilhas do filme. Já o vi há muito tempo, o filme já é de 2000 e se não estou em erro foi o primeiro ou o segundo filme do Christopher Nolan. Pelo menos foi o primeiro sucesso dele. Está muito bem conseguido, é original na forma como a acção se desenrola, tem planos fabulosos e tem um Guy Pearce numa grande interpretação. Muito bom filme.

Abraços

Fernando Ribeiro disse...

Quando é para ver um filme de Manoel de Oliveira penso sempre duas vezes. Não é um cinema que me puxa minimamente. Apesar de todo o prestigio do realizador, também não posso falar muito sobre o seu trabalho porque pouco conheço.

Abraço.

Argonauta disse...

eu também conheço muito pouco do manoel de oliveira quer de filmes quer dos documentários. tem um filme que até gostei que é o aniqui bobo, mas já vi outros na RTP2 que não gostei mesmo nada. a sério o João Botelho tem bons filmes eu só conheço o corrupção eu só o vi para confirmar o quão mau o filme é, e de facto o filme é mesmo muito mau mas também não esperava grande coisa depois do trailer e de onde veio a inspiração para fazer o filme..., mas parece mesmo que esse filme foi feito assim: liga-se a câmara e falem prai à vontade depois montamos e editamos tudo.
O Memento foi uma exelente surpresa adorei o plot twist final ao estilo do Fight Club, altamente

Álvaro Martins disse...

Fernando,

o cinema de Manoel de Oliveira é mais filosófico, mais abstracto e consequentemente mais lento, mais parado. Reconheço que é um cinema que não puxa, mas se uma pessoa se predispozer a ver um filme dele penso que lhe apanha o gosto e o compreende. Manoel de Oliveira tem muito prestígio e a meu ver acho que o merece porque é de facto o melhor realizador português, embora o meu preferido seja o Pedro Costa mas não tem ainda a carreira que Oliveira tem.

Argonauta,

o Aniki Bobó foi a sua primeira longa-metragem e em relação à sua restante filmografia, esse filme difere e muito.
É verdade..o João Botelho tem bons filmes, mas esse Corrupção é mesmo uma nódoa na sua carreira.
O Memento é mesmo bom filme e ainda bem que me lembras-te dele porque já faz muito tempo que o vi e estou a precisar de o ver outra vez.

Abraços

PS Manoel de Oliveira é mesmo assim, ou se gosta ou se detesta. Eu sou um dos que gosto muito.

Anónimo disse...

Cadê o conteúdo da Divina Comédia?