15 de fevereiro de 2009

Berlinale








Chegou ao fim mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Berlin. A 59ª edição do Berlinale teve como grande vencedor o filme "La Teta Asustada" da peruana Claudia Llosa, conquistando o Urso de Ouro. O Urso de Prata para melhor realizador foi entregue ao iraniano Asghar Farhadio com o seu quarto filme "About Elly". O actor maliano Sotigui Kouyate, de 72 anos, conquistou o prémio de melhor actor pela sua interpretação em "London River", enquanto que a austríaca Birgit Minichmayr foi a grande vencedora da categoria feminina por "Alle Anderen".
O Grande Prémio do Júri teve dois vencedores: "Gigante", uma co-produção uruguaio-argentina de Adrián Biniez, e o filme alemão "Alle Anderen", realizado por Maren Aden.
O "Gigante" conquistou também o prémio de melhor primeira obra ou Alfred Bauer (criado em honra do fundador do Festival) , galardão que foi também entregue ao filme de Andrzej Wajda, "Tatarak".
Manoel de Oliveira recebeu nesta edição do Festival, uma das maiores distinções, a Berlinale Kamera, relativo à estreia mundial do seu mais recente filme, "Singularidades de uma Rapariga Loura". O júri do Festival de Berlim foi presidido pela actriz Tilda Swinton.

Sem comentários: