Esta lista visa nomear, a meu ver, os 10 melhores filmes de guerra (Vietname, 1ª e 2ª Guerra Mundial).
10 - La Vita è Bella (1997)
9 - La Grand Illusion (1937)
8 - The Pianist (2002)
7 - Platoon (1986)
6 - Lawrence of Arabia (1962)
5 - The Bridge On The River Kwai (1957)
4 - The Thin Red Line (1998)
3 - The Deer Hunter (1978)
2 - Full Metal Jacket (1987)
1 - Apocalypse Now (1979)
actualizada em 8/3/2011
7 comentários:
Para juntar à tua lista:
- Schindler's List (1993)
- Paths Of Glory (1957)
- Das Boot (1981)
- Letters From Iwo Jima (2006)
Abraço!
Confesso que nunca vi o Das Boot. Quanto aos outros... estive indeciso entre o La Vita è Bella e o Schindler's List, mas prefiro o primeiro porque acho que é uma fábula muito mais bem conseguida e mais simples, embora o The Schindler's List seja um grande filme. O Paths of Glory também tenho pena de não o incluir mas gosto mais do filme do Renoir, La Grand Illusion e tinha que o incluir.
Abraços.
Permita-me a lançar a pergunta, em jeito de provocação; será a "A vida é bela" é um filme de guerra?
Sobre o Das Boot, indicado pelo Filipe Machado, é "só" o melhor filme de guerra sobre submarinos. Aconselho a vê-lo. Foi realizado pelo Wolfgang Petersen, antes de ir para Hollywood.
Já estou a tratar dessa minha falha em relação ao Das Boot. E se foi antes de ir pra Hollywood acredito bem que seja bom filme.
Em relação ao A Vida é Bela, na minha opinião, se considerar-mos o Schindler's List (sobre os campos de concentração), o Pianist (mais uma vez os campos de concentração), o próprio La Grand Illusion (prisioneiros de guerra), The Bridge Over The River Kwai (prisioneiros de guerra outra vez) e o The Deer Hunter (sobre a guerra do Vietnam, embora se centre mais no pós-guerra e suas consequências físicas e traumáticas),se os considerar-mos filmes de guerra, então temos de considerar A Vida é Bela. Porquê? Porque todos se servem da guerra para contar uma história. Todos eles se apoiam numa guerra em questão, mas falam das suas consequências durante (nos casos dos filmes sobre a 2ª Guerra) e pós (no caso do Deer Hunter). A única diferença da Vida é Bela em relação aos outros é a sua linguagem artística e cinematográfica. Begnini criou uma fábula linda e emocionante, apoiada num tempo dramático e traumático e contou-a. A Vida é Bela torna-se um filme mais "leve", porque a interpretação de Begnini tudo faz para que o filme assim seja entendido.
Mas, nenhum destes nos mostra as batalhas que nos mostram Platoon, Lawrence of Arabia, The Thin Red Line, Full Metal Jacket e Apocalypse Now. Contudo, acho que devem ser considerados filmes de guerra.
Listas... sempre discutíveis. Ainda assim alinho com alguns dos títulos.
Por acaso Pedro, já ando há uns dias a pensar renovar a lista. Já vi filmes que têm de ser incluídos aí, por conseguinte, uns terão de sair eheh
TA Faltando o Dr Fantastico, né? do Kubrick. Para a crítica de um modo geral esse filme foi muito mais significativo para o cinema do que o FUll Metal JAcket do KUbrick, sendo considerado o maior filme anti-belista da historia ... e sem falar que o filme foi super polemico para a época, pois o mundo vivia na Guerra Fria e o filme fazia justamente parodia disso.
Enviar um comentário