7 de fevereiro de 2009

Os 10 Melhores Filmes de Guerra

Esta lista visa nomear, a meu ver, os 10 melhores filmes de guerra (Vietname, 1ª e 2ª Guerra Mundial).
10 - La Vita è Bella (1997)

9 - La Grand Illusion (1937)


8 - The Pianist (2002)

7 - Platoon (1986)


6 - Lawrence of Arabia (1962)

5 - The Bridge On The River Kwai (1957)


4 - The Thin Red Line (1998)


3 - The Deer Hunter (1978)


2 - Full Metal Jacket (1987)


1 - Apocalypse Now (1979)




actualizada em 8/3/2011

7 comentários:

Filipe Machado disse...

Para juntar à tua lista:

- Schindler's List (1993)
- Paths Of Glory (1957)
- Das Boot (1981)
- Letters From Iwo Jima (2006)

Abraço!

Álvaro Martins disse...

Confesso que nunca vi o Das Boot. Quanto aos outros... estive indeciso entre o La Vita è Bella e o Schindler's List, mas prefiro o primeiro porque acho que é uma fábula muito mais bem conseguida e mais simples, embora o The Schindler's List seja um grande filme. O Paths of Glory também tenho pena de não o incluir mas gosto mais do filme do Renoir, La Grand Illusion e tinha que o incluir.
Abraços.

Anónimo disse...

Permita-me a lançar a pergunta, em jeito de provocação; será a "A vida é bela" é um filme de guerra?

Sobre o Das Boot, indicado pelo Filipe Machado, é "só" o melhor filme de guerra sobre submarinos. Aconselho a vê-lo. Foi realizado pelo Wolfgang Petersen, antes de ir para Hollywood.

Álvaro Martins disse...

Já estou a tratar dessa minha falha em relação ao Das Boot. E se foi antes de ir pra Hollywood acredito bem que seja bom filme.
Em relação ao A Vida é Bela, na minha opinião, se considerar-mos o Schindler's List (sobre os campos de concentração), o Pianist (mais uma vez os campos de concentração), o próprio La Grand Illusion (prisioneiros de guerra), The Bridge Over The River Kwai (prisioneiros de guerra outra vez) e o The Deer Hunter (sobre a guerra do Vietnam, embora se centre mais no pós-guerra e suas consequências físicas e traumáticas),se os considerar-mos filmes de guerra, então temos de considerar A Vida é Bela. Porquê? Porque todos se servem da guerra para contar uma história. Todos eles se apoiam numa guerra em questão, mas falam das suas consequências durante (nos casos dos filmes sobre a 2ª Guerra) e pós (no caso do Deer Hunter). A única diferença da Vida é Bela em relação aos outros é a sua linguagem artística e cinematográfica. Begnini criou uma fábula linda e emocionante, apoiada num tempo dramático e traumático e contou-a. A Vida é Bela torna-se um filme mais "leve", porque a interpretação de Begnini tudo faz para que o filme assim seja entendido.
Mas, nenhum destes nos mostra as batalhas que nos mostram Platoon, Lawrence of Arabia, The Thin Red Line, Full Metal Jacket e Apocalypse Now. Contudo, acho que devem ser considerados filmes de guerra.

Pedro Pereira disse...

Listas... sempre discutíveis. Ainda assim alinho com alguns dos títulos.

Álvaro Martins disse...

Por acaso Pedro, já ando há uns dias a pensar renovar a lista. Já vi filmes que têm de ser incluídos aí, por conseguinte, uns terão de sair eheh

Roollllldo disse...

TA Faltando o Dr Fantastico, né? do Kubrick. Para a crítica de um modo geral esse filme foi muito mais significativo para o cinema do que o FUll Metal JAcket do KUbrick, sendo considerado o maior filme anti-belista da historia ... e sem falar que o filme foi super polemico para a época, pois o mundo vivia na Guerra Fria e o filme fazia justamente parodia disso.