28 de outubro de 2010

Bunny Lake Is Missing (1965)









Preminger, o cineasta da imoralidade, da iniquidade. Bunny Lake Is Missing assenta naquilo tudo que tenho vindo a salientar sobre o cinema de Preminger, a obsessão e a perversidade do ser humano. E nisso, Bunny Lake é desmesuradamente psicológico e absurdo, complexamente absurdo e que faz com que também nós (espectadores) sejamos induzidos em dúvida. A questão é (como o título indica) o desaparecimento de Bunny Lake, uma menina de 4 anos. E a mestria de Preminger é fazer com que ao longo do filme a dúvida sobre a existência de Bunny Lake seja alcançada também pelo espectador. Mas o mais importante em Bunny Lake (bem como em toda a obra de Preminger) é a mise-en-scène, são os travellings e os movimentos de câmara, são os planos e os enquadramentos, são os espaços e os movimentos dos actores, são as relações entre estes, é a materialização da cena.

4 comentários:

Rato disse...

Este nunca vi, mas fiquei com muita curiosidade. Dei um salto ao "My1000Movies" na esperança de encontrar por lá algum link, mas nada.
Por acaso sabes onde é que o posso ir buscar?

O Rato Cinéfilo

Álvaro Martins disse...

Aqui Rato:

http://trixxx.com.br/?p=10820

Rato disse...

Já vi o filme e achei-o fascinante, um dos melhores da filmografia de Preminger (gostei muito mais do que por exemplo o "Laura", que continuo a achar um filme sobrevalorizado). Esteticamente, então, é muito belo, com aquele widescreen a preto e branco a funcionar às mil maravilhas (Preminger foi dos cineastas que melhor souberam aproveitar todas as potencialidades do écran largo, logo que o novo formato foi inventado na primeira metade dos anos 50).

O Rato Cinéfilo

Álvaro Martins disse...

Também gostei muito. Mas não acho o Laura sobrevalorizado, é irremediavelmente um dos melhores films noir que já vi. Aliás, Preminger e Tourneur foram os grandes mestres do noir.