4 de maio de 2010

Летят журавли - Quando as Cegonhas Voam (1957)















Primeiramente que tudo, é um filme lindo, poético, um grito de reclamação da paz. É dos filmes mais belos que já vi na minha vida.
Depois, torna-se uma obra-prima com a perfeita mise-en-scène de Kalatozov, com a qualidade da técnica de imagem e som. Quando as Cegonhas Voam possui uma estética extraordinária, enquadramentos brilhantes, movimentos de câmara perfeitos, planos fabulosos. É esta a beleza deste filme, a destreza com que a luz e as sombras são recriadas, a montagem, a interpretação brilhante e vigorosa de Tatyana Samojlova. A arte de filmar da escola cinematográfica soviética. Poderia enumerar aqui vários planos, travellings e cenas extraordinárias deste grande filme de Kalatozov, mas seria como que contar o filme. Prefiro referir que é um dos mais belos filmes anti-guerra já feitos, uma história de amor em tempo de guerra, de dor e de perda. Deslumbrante.

2 comentários:

hg disse...

Andei anos sem saber que filme era este. Gravei filme em vhs num qualquer velhinho serão do Cinco Noites, Cinco Filmes na RTP2. O filme era legendado mas tudo o que era título e equipa técnica estava escrito em russo e sem qualquer legenda que ajudasse. E não havia ninguém que me conseguisse ajudar. Foram anos e anos apaixonado por algo que nem nome tinha. Até que há 1 ano ou 2 saíu o dvd em Portugal et voilá!
Dou-te razão... filme deslumbrante, belo, poético e tudo o que de melhor se possa querer dizer sobre ele.

Álvaro Martins disse...

Isso é que eram serões! Muitos filmes gravei nesses Cinco Noites, Cinco Filmes. Havia outro também excelente que era O Filme da Minha Vida ou qualquer coisa assim, que foi onde vi pela primeira vez o Amarcord do Fellini, o Rocco do Visconti e mais uns quantos que agora não me lembro. Bons tempos!