8 de julho de 2011

The Naked Spur (1953)
Anthony Mann

The Naked Spur, filme-remissão do western americano, das montanhosas e rochosas paisagens americanas, western-selvagem que substitui os saloons e as cidades, filme-luz e filme de moral. Nada de negruras ou as que há são as que estão entranhadas nas almas daqueles cowboys. A consciência ou a maturidade do cinema de Mann irrompe na ganância dos homens, na transfiguração de Ben (o foragido à justiça que vale - dead or alive - cinco mil dólares), aos olhos daqueles três homens, como simples objecto que lhes trará tanto dinheiro. É Lina (uma Janet Leigh angelical), ao contrário de Ben, que trará consigo a redenção de Kemp, esse James Stewart de feridas abertas (a da perna provocada pelo tiro dum índio e a da traição de Mary, a mulher do passado) que (re)descobre o amor. No fim fica essa redenção, fica sobretudo a moral de que o amor é mais importante que o dinheiro.

3 comentários:

Fernando Oliveira disse...

É um dos mais belos filmes da história do Cinema, e o melhor filme de Mann.
Sentimos uma mistura de exaltação e angustia quando olhamos para o confronto entre a luminosidade das paisagens e o cinzento com que a vida pintou o caracter daqueles homens e daquela mulher, e como o esse cinzento, nas personagens interpretadas por Stewart e Leigh, se vai diluindo nessa luz que é também a do amor.

João Palhares disse...

O Mann sabia-a toda.

Álvaro Martins disse...

Sem dúvida Fernando, um grandioso filme, dos melhores westerns feitos, mas também gostei muito do The Tin Star, entre os dois não sei qual será o melhor dele :)

João, grande verdade ;)