29 de julho de 2010

Sobre Inception

Ora bem, em primeiro dou muita mais credibilidade ao Oliveira do que ao Mourinha. Porque o Mourinha é muito mainstream, muito hollywoodesco. Depois, não espero grande coisa deste filme, ainda p'ra mais agora com a crítica do Oliveira mais desconfiado fiquei (e o Vasco Câmara ainda não disse nada, porque desconfio que quando vir o filme e escrever é pior que o Oliveira).
Aqui fica a crítica do Oliveira.

Visualmente enfadonho

Por razões que a "sociologia do espectador" um dia explicará, Christopher Nolan tornou-se especialista em "rebentar com o tomatómetro do consenso de massas", como se escrevia outro dia no "Village Voice" (e se o leitor não sabe o que é o "tomatómetro" procure os Rotten Tomatoes na Internet). Outro famigerado "tomatómetro", o Top 250 da IMDB, mete 3 filmes de Nolan nos primeiros 30, e "A Origem" está em terceiro... Pois sim. Um "filme sobre sonhos", anuncia-se, e a gente fantasia com um Cocteau americano ou com um blockbuster surrealista.




O que há é um Christopher Nolan inglês, e surrealismo nem vê-lo - pobres devem ser os sonhos de Nolan, tão visualmente enfadonho é o seu filme (que tem muito mais a ver com "second lives" e "third lives", ou com uma existência "em rede", plena de "zeitgeist", a que se tenta atribuir alguma misteriosa "transcendência", se a "sociologia do espectador" não se importar que a gente vá avançando uns tópicos).

Avesso a qualquer noção de "estilo", o filme avança de cenas desinteressantes em cenas desinteressantes, banalmente filmadas e montadas (a única ideia "onírica" tem a ver com uma canção de Piaf, é a melhor ideia e é uma ideia de som) como as de qualquer anónimo "action movie" (muita correria, muito tiroteio), cosendo tudo com uma intriga complicadíssima sobre "implantações" e "extracções" de "ideias".

Dez anos a escrever o argumento, diz Nolan, e mesmo assim, dizemos nós, "A Origem" tem que pôr as personagens permanentemente a explicar o que aconteceu na cena anterior e o que vai acontecer na cena a seguir, como se o filme tivesse integrado um PDF com o manual de instruções (há alguns filmes de "fc" que funcionam assim, mas não se levam a sério um décimo do que "A Origem" se leva: longas explicações sobre "barreiras anti-projecções" e afins, who cares?).

Acaba com um piãozinho a rodopiar, ao género dos cavalinhos brancos do "Blade Runner", para deixar o espectador a "pensar". Ora, tomates. (Donnie Darko, por onde andas tu?).



PS: Nota especial para o comentário do anónimo (que se pode ler na imagem) que vai de encontro ao que a crítica do Oliveira refere.


7 comentários:

João disse...

É engraçado ele ter referido essa cena final do piãozinho. Nolan aí só mostrou não ter os tais tomates, e assim, criou um final pouco inteligente para agradar a gregos e troianos.

Anónimo disse...

Não percebo qual é o problema de todas estas pessoas que só sabem dizer mal de todos os filmes. Acho que nem sabem o que é gostar de cinema, apenas sabem pôr defeitos em tudo como se fossem grandes experts da matéria. Se são assim tão bons e conseguem ver os defeitos em tudo porque é que não vão ser realizadores e mostrar o que valem?
Porém, concordo que o referido 3º lugar no IMDB é exagerado mas considero que este filme tem alguma qualidade e é dos melhores blockbusters que saiu este ano.

Álvaro Martins disse...

Já cá faltavam os anónimos.

Flávio Gonçalves disse...

Discordo dos que consideram este filme uma grande obra ou uma obra-prima de génio, mas também discordo dos que, também, querem fazer de Inception "mais um" blockbuster, quando não é. Estar no top do IMDB (em qualquer lugar) é quase tão exagerado quanto atribuir-lhe, por exemplo, 1 estrela. Mas serão sempre opiniões, valendo o que valem ;)

Quase sempre concordei com o Miguel Oliveira e gosto de lê-lo (mais que o Vasco Câmara, que acho demasiado demagógico), mas sobre este sinto-me obrigado a discordar sobre muita coisa que escreveu..

Unknown disse...

Já esperava que o Oliveira, sendo um crítico com uma visão muito diferente de Mourinha, desancasse forte e feio no filme.

My One Thousand Movies disse...

Eu diria, nem tanto para um lado, como nem tanto para o outro. Hehe.

Pereira disse...

Previsível