







"The film every director ought to make when he's twenty." François Truffaut (Letters)
“Monika was a forerunner of And God Created Woman, but done perfectly. And the final scene of Nights of Cabiria, with Giulietta Masina staring blindly into the camera: have we forgotten that it was right there in the next-to-last scene of Monika?” Jean-Luc Godard (quoted in Ingmar Bergman, An Artist’s Journey)
Acima de tudo, Mónica e o Desejo é um filme sobre o amor passageiro, sobre a liberdade jovial. Quando o inevitável chega, Mónica diz a Harry Quero me divertir enquanto sou jovem. E é isso que Mónica e o Desejo reclama, esse desejo de se divertir/amar enquanto pode. Para Mónica, o amor muda de estação para estação. Harry foi um amor de Verão, amor que durou enquanto a liberdade foi completa, enquanto houve a tal diversão, enquanto os dois vaguearam naquele barco pelo mar. Chegam as responsabilidades e acaba a diversão, acaba a permanente atenção de Harry em Mónica. Acaba o amor de Mónica. De certa forma, Bergman caracteriza a Mulher (na sua juventude), atribui-lhe a sua natureza libertina, ao contrário do Homem. Sommaren Med Monika é filme sobre a natureza da Mulher, da sua juventude. E o enquadramento da câmara, os grandes planos de Bergman, assombroso.
3 comentários:
O final de "Monika" é uma memória arrepiante que guardo comigo desde que o vi pela primeira vez.
Um dos meus favoritos do Bergman.
O final é isso mesmo Carlos, memória. Porque quando algo acaba, o que fica é mesmo isso, a memória daquilo que acabou, as saudades. E aquele espelho é o espelho das memórias. O final é mesmo brilhante (como o filme todo). Bergman era um génio.
Yes! Finally someone writes about metrication.
Here is my page; Sac A Main Louis Vuitton
Enviar um comentário