14 de junho de 2010

Braveheart (1995)

16 comentários:

Unknown disse...

Mas que bela sequência de imagens. Já agora, o que achas do filme (só o vi na data da estreia e gostei, mas precisava de o rever)?

Roberto Simões disse...

What a scene...

Jorge Teixeira disse...

Magnífica escolha de imagens, e que sequência produz...memorável!
O filme em si é um assombro, e dentro do género uma referência e um dos melhores!

Manuela disse...

Este filme tem cenas inesquecíveis. Uma grande banda sonora!

Álvaro Martins disse...

Victor, obrigado. Por acaso foi uma das minhas "grandes paixões". Tinha 12 anos quando estreou e lembro-me que havia pessoal de pé na sala de cinema tal era a enchente. É um épico como há muito tempo não se via por Hollywood. Embora seja típicamente filme comercial e para ganhar óscares está muito bem filmado, bem construído narrativamente, interpretações coesas (melhor interpretação do Mel Gibson ou talvez até a única de jeito - mas isso é outra história - embora também goste do Mad Max) e uma banda sonora espectacular. Já o achei obra-prima, hoje em dia já não acho, mas é um grande filme indiscutivelmente.

Roberto, wonderful ;)

Jorge, obrigado também. Sim, é um grande filme e um grande épico.

Manuela, grande banda sonora e grande Gibson que surpreendeu tudo e todos. Quem esperaria que um actorzeco que fazia armas mortiferas e coisas afins desse o realizador que deu.

Unknown disse...

É um bom filme! Mas cheio de balelas e clichés. Este é que acho "limpinho", com tudo o que é preciso... :|

(comentário a picar o teu post sobre o A Single Man :p)

Álvaro Martins disse...

Concordo que seja cheio de clichés. É Hollywood puro, por isso é épico. E um épico vive disso, vive dos clichés e do sensacionalismo do costume. Mas continua a ser um grande filme, porque aqui o que realmente interessa é o grito do Wallace, é o que o faz quase conquistar a independência. Aqui o que interessa (e não por acaso escolhi estas imagens) é aquilo que o move a fazer o que faz, o amor que depois dá lugar à luta pela liberdade. Mas essencialmente é o amor, a dor pela perda do seu amor. Nem se trata de vingança (pois ela acontece logo quando mata quem a matou) mas sim de uma forma de aliviar a dor, uma forma de dar algum significado à sua vida que sem ela (a amada) não faz sentido. Essa é a grande premissa de Braveheart. Mas claro que envereda por clichés, balelas e por um cinema muito "maquilhado", afinal de contas é Hollywood.

Flávio Gonçalves disse...

Nunca vi mas tenho grande interesse. Pelo menos por essas fotografias... :)

Diz-me uma coisa, Álvaro, tens FilmAffinnity?

Álvaro Martins disse...

Não Flávio e não sei o que é isso. Já agora podes explicar :)

João disse...

Cá está um filme que não revejo há muito tempo sendo que já o vi meia dúzia de vezes. Era daqueles que colocava no leitor de dvd por belo prazer. Claro que tem falhas, mas também tem muita coisa boa. Lembro-me especialmente da banda sonora. Mesmo o Mel Gibson atrás das câmeras é bastante competente.

Álvaro Martins disse...

Exactamente João. Também eu já o vi bastantes vezes ;)

Flávio Gonçalves disse...

Saquei; a qualidade de imagem não é das melhores, mas vê-se bem. Filmes longos põem-me sempre um pouco de pé atrás... mas darei uma oportunidade ;)

FilmAffinity é um portal como o IMDb mas com uma função ainda mais elementar - depois de te registares, classificas os filmes que viste e, mediante as tuas preferências, ficas sujeito a recomendações e a encontrares pessoas com os mesmos gostos das quais podes aceder à sua lista de filmes. Eu acho que o giro da coisa é mesmo partilhares a lista com conhecidos, adicionando-os como amigos. Perguntei-te porque já alguns da blogosfera têm lá conta, me identifico cm os teus gostos e acho que podia tirar mts boas sugestões. Não sei se o conceito te agrada. De qualquer das formas, temos sempre os blogs ;)

Álvaro Martins disse...

Vê-se bem Flávio porque apesar de longo prende o espectador. Acho que és a primeira pessoa que conheço que ainda não viu o Braveheart :p

Quanto ao FilmAffinity é uma sugestão a ponderar, mas como disseste, temos sempre os blogs :)

Luis Campos disse...

http://www.youtube.com/watch?v=wpwqIonFEvE&feature=fvsr - Vamos apoiar o Cinema Português Independente!! Não percam "Um Funeral À Chuva" em exibição nas salas!!!

Unknown disse...

Quem és no Filmaffinity, Flavio?

Eu sou o Neuroticon ;)

Flávio Gonçalves disse...

Neuroticon, sou o articlights, ou Flavio, não sei bem. Mas tenta articlights e diz-me se conseguiste. Já te adicionei ;)