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Há dias revi
Rumble Fish (filme que apenas tinha visto uma vez, ainda em criança) e, embora sempre tenha (e falo do pouco que me lembrava) apreciado o filme, desde ontem que passei a considerá-lo uma obra-prima (talvez o melhor de Coppola, pelo menos um dos três melhores ao lado de
Apocalypse Now e
The Outsiders [opinião pessoal]). Porque, por muito que me recordasse que era um filme "irmão" de
The Outsiders (Matt Dillon e Diane Lane repetem-se até nas suas personagens [mais Dillon do que Lane]), por muito que ainda tivesse na memória de que
Rumble Fish é, sobretudo, uma estória sobre um jovem inadaptado ao mundo em que está inserido (ligação directa com o alcoolismo e ausência do pai, abandono da mãe, mas muito principalmente com o miticismo a que a sua figura [de herói, de líder] está associada no bairro [gangues, delinquência] e os simbolismos/misticismos alusivos a uma inadaptação inata ao mundo, à época e à sociedade ["herança" que a dada altura o pai refere que lhe foi deixada pela mãe]), aquilo que faz de
Rumble Fish uma obra-prima eu já não me lembrava (nem na altura apreciei). Falo dos planos, dos enquadramentos, das sombras. A
mise-en-scène (se assim lhe quisermos chamar) deste filme é completamente assombrosa (e
Tetro nem lhe chega aos calcanhares por muito que se esforce). Mas
Rumble Fish vive sobretudo dum sentido onírico, de diálogos brilhantes, metafóricos e simbólicos. Vive duma complexidade que o distingue do seu "irmão" (
The Outsiders), vive duma linha narrativa arrojada, dum preto e branco que muito contribui para o tom negro e obscuro que acarreta. E mais que Rourke é Dillon a alma de
Rumble Fish (como já o era também em
The Outsiders [embora aqui tenhamos ainda C. Thomas Howell e Ralph Macchio para completar um trio fenomenal no que a interpretações diz respeito]). Bendita hora que resolvi rever (ou melhor,
ver)
Rumble Fish!
11 comentários:
É um grande filme, sim senhor!
Já o The Outsiders considero bem inferior :)
Sem dúvida uma obra-prima. O meu preferido de Coppola.
Sempre gostei muito do The Outsiders Neuroticon. Já o vi n de vezes e cada vez que o vejo encontro sempre algo que nunca tinha visto, pequenos pormenores, sei lá. É um filme muito poético, muito lírico, mais do que este. O The Outsiders também tem planos e enquadramentos fabulosos. Acho que são similares, ambos obras-primas, do melhor que o Coppola já fez.
Manuela, o meu preferido é mesmo o The Outsiders mas este ocupa agora um lugar muito perto.
Acho que o Outsiders e este se complementam muito bem e o Outsiders, por acaso, também é o que eu prefiro, aliás acho-o tão experimental e radical como o Rumble Fish. Aquela inadaptação que vem não se sabe bem de onde, aqueles putos, aquelas cores vivíssimas e rasgantes...
O meu Coppola preferido, esse, é o "The Conversation", sem sombra de dúvida...
Concordo completamente João. Quanto ao The Conversation não posso falar porque nunca vi.
Ninguém gosta dessa obra magistral que é Apocalypse Now? :o
E que dizer da saga da família Corleone??
Para mim, The Conversation e Rumble Fish estão exactamente ao mesmo nível, hoje posso escolher um e amanha outro :)
João, obrigado :) e, vou arranjar o The Conversation o mais rápido possível ;)
Neuroticon, se leste o texto sabes que muito estimo o Apocalypse Now :p
Quanto ao Godfather, claro que também gosto, aliás, são os 3 grandes filmes, mas para mim, são inferiores a Apocalypse Now, a Rumble Fish, a The Outsiders e até ao Cotton Club. São mais cinema de autor, mais arte por assim dizer (se é que me faço entender). Acho os Godfathers (exceptuando o primeiro), embora muito bons, filmes muito hollywoodescos, mega-produções para os óscares. Nesse registo, prefiro muito mais o Once Upon a Time in America.
Nao concordo nada!
Talvez concorde no 3º, mas os primeiros dois são absolutamente incriveis a todos os níveis :)
O Cotton Club é que ainda não vi...
Vê o The Conversatio que acho que vais gostar ;)
Bela sequência de imagens. Também é dos meus preferidos de Coppola.
Obrigado Victor. É um grande filme sem dúvida.
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