18 de outubro de 2009

Once Upon a Time in the West (1968)

Um filme de Sergio Leone





13 comentários:

Roberto Simões disse...

Já tive com o DVD nas mãos umas 2 vezes e ainda não o comprei. Para merecer destaque aqui no teu blogue, já percebi que o recomendas. Verdade?

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Argonauta disse...

PERFEITO

João disse...

O trabalho sonoro deste filme é verdadeiramente magnífico! As cenas duram o que têm de durar e é isso que é bom no cinema de Leone. Veja-se o início do filme. Perfeito.

Unknown disse...

Grande Leone, grande Morriconne e lindíssima Cardinale.

Pedro disse...

Ainda no outro dia pensei que tinha que o rever.

É de facto algo de magnifico.

Álvaro Martins disse...

Roberto,
tiveste 2 grandes oportunidades de comprar uma obra-prima e deixaste-a escapar! :) A sério, a seguir ao Once Upon a Time in America é o melhor filme do Leone.

Argonauta,
isso mesmo.

João,
o trabalho sonoro, a câmara do Leone, a direcção de actores, os próprios actores desde o Fonda à Cardinale. O filme é mesmo perfeito, uma obra-prima.

Fifeco,
completamente de acordo.

Pedro,
é sempre boa ideia revê-lo. Magnífico mesmo.

Inês Guedes disse...

Ainda não vi :O

Álvaro Martins disse...

Tens de ver ;)

Roberto Simões disse...

Já o comprei e acabei de vê-lo.

Magnífico. Como disse o João, o trabalho de som e de efeitos sonoros e aquele início... são de deixar qualquer um extasiado.

5*

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Jorge Teixeira disse...

Filme assombroso em tudo me parece, desde a banda sonora à fotografia, desde o silêncio (antecipando a expectativa) ao tiroteio!

Não sei mas eu acho este um pouco melhor que o Bom, Mau e Vilão, talvez por inserir mais ingredientes, a figura feminina, uma fotografia mais identitária...de qualquer modo mais uma excelente obra de Sergio Leone, sem dúvida!

Álvaro Martins disse...

Sim, a personagem da Cardinale ajuda. Mas no geral, são em termos de qualidade muito similares. Este tem aquele início estrondante enquanto o Bom, o Mau... aproxima-se muito do épico. Mas, acima de tudo, a forma de Leone contar uma história, a forma de filmar, a música de Morricone, enfim, tanta coisa que faz do cinema de Leone uma maravilha ;)

Jorge Teixeira disse...

Sim de acordo, é porventura uma questão de gosto pessoal, identifico-me mais com o equilíbrio entre acção/aventura e drama profundo.

No entanto o Bom, Mau e Vilão também é um grande filme, está praticamente ao mesmo nível! do leone só podia né...

Já agora sabias que o Once Upon a Time in the West, ou em português Aconteceu no Oeste teve uma tradução desde logo incorrecta do italiano para o inglês, e por tabela para o português. Devia se chamar "era uma vez O oeste", curioso altera um pouco o título, e talvez mais correcto para com o argumento; enfim nada que prejudique a grande obra que é.

Li essa informação algures, não me recordo onde, mas achei que devia partilhar!

abraço

Álvaro Martins disse...

Não, não sabia. E fizeste muito bem em partilhar ;)