16 de outubro de 2009

Leaving Las Vegas (1995)

Um filme de Mike Figgis






"Leaving Las Vegas" é acima de tudo um exercício da necessidade, da carência. E é injusto dizer que "Leaving Las Vegas" é Cage e Shue e mais nada. Porque Figgis faz um trabalho espantoso de direcção. Principalmente a direcção dos actores que, realmente, são o grande trunfo do filme, o âmago desta história. Mas "Leaving Las Vegas" é mais que isso, é uma ruptura com a sociedade. É a reflexão da necessidade, do vício. E depois a tristeza que abunda do início ao fim, o ambiente negro e de dor, da vontade da reabilitação que recusa chegar, da rendição humana face ao domínio da necessidade, da fraqueza.

6 comentários:

Argonauta disse...

nunca imaginei tu gostares deste filme, lol, por acaso é bastante bom, eu não desgosto do cage, vá ok tem filmes parvos, mas entro num dos meus filmes favoritos de infância o Birdy do Alan Parker deves conhecer de certeza

Álvaro Martins disse...

Claro que conheço o Birdy mas não é filme que me agrade muito. Alan Parker tem melhor. Cage é um grande actor que infelizmente tem feito muito filme rasca, mas é indubitavelmente um grande actor. Este é sem dúvida um grande filme.

Unknown disse...

Dos melhores filmes murro-no-estômago que vi. É difícil filmar a desgraça humana sem desgraçar a obra. E Figgis conseguiu-o.

Álvaro Martins disse...

Exactamente Ritinha.

Inês Guedes disse...

Eu gostei mesmo muito deste filme.

Álvaro Martins disse...

Também eu.