23 de fevereiro de 2009

A Palhaçada dos Óscares 2009

Ora bem, por muito que me custe, tenho que falar da palhaçada dos Óscars e as suas escolhas.
Não foi surpresa nenhuma para mim, já que todos os anos a Academia faz as suas escolhas (tanto nas nomeações como na atribuição das estatuetas) politicamente correctas em detrimento de verdadeiras obras-primas do cinema. Este ano não foi excepção e, embora poucos dos muitos filmes que estavam nomeados tivessem realmente valor para um tão prestigiado prémio, os mais “fracos” foram os vencedores (talvez esteja a exagerar), com excepção nas categorias técnicas e no Melhor Actor Secundário.




Lista dos Vencedores:
Best Picture (Melhor Filme) – Slumdog Millionaire
Best Director (Melhor Realizador) – Danny Boyle
Best Actor (Melhor Actor) – Sean Penn
Best Actress (Melhor Actriz) – Kate Winslet
Best Supporting Actor (Melhor Actor Secundário) – Heath Ledger
Best Supporting Actress (Melhor Actriz Secundária) – Penélope Cruz
Best Animated Feature Film (Melhor Filme Animado) – WALL-E
Best Foreign Film (Melhor Filme Estrangeiro) – Departures (Japão)
Best Original Screenplay (Melhor Argumento Original) – Dustin Lance Black (Milk)
Best Adapted Screenplay (Melhor Argumento Adaptado) – Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire) Best Original Score (Melhor Banda Sonora) – A. R. Rahman (Slumdog Millionaire)
Best Original Song (Melhor Música Original) – Jai Ho (Slumdog Millionaire)
Best Sound Mixing (Melhor Mistura de Som) – Slumdog Millionaire
Best Sound Editing (Melhor Edição de Som) – The Dark Knight
Best Film Editing (Melhor Edição) – Slumdog Millionaire
Best Cinematography (Melhor Fotografia) – Slumdog Millionaire
Best Art Direction (Melhor Direcção de Arte) – The Curious Case of Benjamin Button
Best Special Efects (Melhores Efeitos Especiais) – The Curious Case of Benjamin Button
Best Costume Design (Melhor Guarda-Roupa) – The Duchess
Best Makeup (Melhor Caracterização) – The Curious Case of Benjamin Button
Best Documentary Feature (Melhor Documentário) – Man on Wire
Best Documentary - Short Subject (Melhor Documentário Curto) – Smile Pinki
Best Live Action Short Film (Melhor Curta-Metragem) – Toyland
Best Animated Short Film (Melhor Curta-Metragem de Animação) – La Maison en Petits Cubes

O grande vencedor da noite foi o filme de Danny Boyle, Slumdog Millionaire com oito estatuetas alcançadas. Danny Boyle, que outrora fez filmes de grande qualidade como Trainspotting, Sunshine, 28 Days Later e até The Beach, apresenta-nos agora uma débil e patética história de amor e sobrevivência, ao bom estilo americano, com a Índia como pano de fundo, onde o que enaltece o filme é a beleza estonteante da actriz indiana. Marcado pelas temáticas crime/amizade/ exploração infantil /traição e tecnicamente razoável, o filme não contribui em nada para a história do cinema.
The Curious Case of Benjamin Button de David Fincher acabou por ser o grande derrotado. Já se sabia à partida que nas categorias de Melhor Actor e Melhor Actriz Secundária o filme sairia derrotado. A surpresa (ou não) foi relativamente à categoria de Melhor Filme e Melhor Realizador. Para ser sincero, The Curious Case of Benjamin Button pouco melhor é que Slumdog Millionaire,mas supera-o em tudo por pouco que seja. Embora produto comercial com vista a uma receita de bilheteiras lucrativa em que tal finalidade teve sucesso confirmado (tal como Slumdog e Milk), o filme de Fincher, além dos aspectos técnicos que são claramente superiores a qualquer outro dos nomeados (exceptuando talvez os casos de The Dark Knight e Wall-E), merecia mais que o filme de Danny Boyle. A excelente realização de Fincher é claramente um ponto forte do filme e que faz de uma obra corriqueira e comercial um filme de valor narrativo considerável.
Mas, olhando para a lista de vencedores, a minha repugnância em relação a esta cerimónia estende-se ainda mais quanto à entrega da estatueta a Sean Penn em detrimento de Mickey Rourke. Um fez de gay, o outro de wrestler. Milk traça o perfil do primeiro gay a conseguir um cargo político, The Wrestler é só uma historiazinha de um lutador. Milk é produto de Hollywood enquanto o filme de Aronofsky é independente. E...o que mais haveria para dizer!!!!..
Mas como não me quero estender muito a falar de uma cerimónia que há muito me desilude e por isso me passa ao lado, aqui fica mais um desabafo meu numa categoria: Melhor Argumento AdaptadoSlumdog Millionaire?!! Porquê? Em que é melhor este argumento que o do filme de David Fincher?
Pode ser que alguém me responda…

10 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Queria deixar aqui os parabéns também para ti, pelo teu blog. Muito interessante!
Obrigado pelo link - também adicionei o teu link na minha página.
Mas olha, queria perguntar-te: nós conhecemo-nos?
És o Álvaro de Amarante?

Um abraço!

G.J.

Álvaro Martins disse...

Gonçalo, obrigado pelos parabéns e pelo link.
Em relação à tua pergunta, a resposta é não, eu sou de Bragança. Em princípio não nos devemos conhecer.:)

Abraços

Argonauta disse...

o beach do danny boyle é grande barrete até os utilizadores do imdb o reconheceram ao ter uma nota de 6.2. Ainda não vi nem o Milk nem o The Wrestler mas o Sean Penn é um exelente actor basta ver The Thin Red Line,21 Grams,Mystic River,Dead Man Walking. Mas completamente os óscares foi um barrete total a único filme que aind an vi dos vencedores e que vou ver é o japonês a única categora que me interessa é mesmo a de melhor filem estrangeiro. ah e o wall-e ganhar óscar de melhor animação também é uma comédia do ano a pixar já fez muito melhor!
PS - sou o anonimo do blog do LN

Fernando Ribeiro disse...

A cerimónia não foi perfeita, de todo, mas conseguiu algo que já não se via à algum tempo: chamar a atenção das pessoas e de certa maneira inovar algo que estava a entrar por uma certa banalidade. Quanto aos vencedores, talvez os 8 Oscars para Slumdog tenham sido algo exagerados e também concordo com o aspecto da música (que é feito de Bruce Springsteen?), mas no fundo era, para mim, o melhor filme dos 5 nomeados. Pelo menos o mais sólido.

Abraço.

Álvaro Martins disse...

Argonauta,

Em 1º lugar, eu disse: "e até The Beach", ou seja, embora seja o pior dos que enunciei, é melhor que este Slumdog Millionaire.

Em 2º, o IMDB não me diz nada. Criticai-me, quem quiser, mas para mim, o IMDB é votação do público, no qual se insere muito cinéfilo que não sabe o que é cinema, ou idolatra cinema comercial.

3º, gostei do The Wrestler e não gostei do Milk, mas concordo que o Sean Penn é um grande actor. Não só os filmes que enunciaste mas também no I Am Sam que achei muito bom. Mas a minha revolta não é em relação ao talento do Sean Penn, mas sim relativo às interpretações em questão. A meu ver, o Mickey Rourke merecia muito mais do que o Sean Penn, embora concorde que o Sean Penn esteve bem no papel de Harvey Milk. E mais, esse filme deve tudo ao Sean Penn, porque sem ele não era nada(e o Gus Van Sant que me perdoe), só isso.

4º, Ainda não vi o filme japonês, mas gostei muito do Waltz With Bashir, já que o Gomorra foi afastado tão injustamente, e tenho as minhas dúvidas acerca desse filme japonês. Mas só vendo é que posso afirmar se é pior ou melhor.

5º, o Wall-E tinha que ganhar já que o Waltz With Bashir não estava incluído.

6º, ainda bem que assinaste em vez de pores anónimo. Assim já sei com quem estou a falar e vou conhecendo as tuas ideias e tu as minhas.

Abraços!!!


Fernando,

Em relação à cerimónia, concordo, inovou. Mas essa questão é algo que não me preocupa, já que, cinéfilo como sou, aquilo que me atrai nesta cerimónia é mesmo as distinções e saber os grandes vencedores e observar se são justos ou não(isto conforme a minha opinião).

Quanto ao Slumdog Millionaire, discordo totalmente e afirmo que já faz muito tempo que não via um filme tão banal ganhar tantos óscars (desde o Titanic). Mas, reconheço que isto acontece graças à falta de oposição de qualidade em Hollywood (pois só as produções daqui singram nesta cerimónia). Pessoalmente, já o afirmei, achei mais filme e gostei mais do The Curious Case of Benjamin Button do Fincher.

Quanto à música, era claramente essa a melhor, a desse grande senhor da música country americana chamado Bruce Springsteen. Mas são categorias a que já dou o desconto....

Abraços!!

Argonauta disse...

por isso mesmo é que disse até os utilizadores do imdb reconheceram que o the beach não presta tens casos como dark knight e muitos outros com uma nota muito, muito acima. Sim tens razão esquecime do I Am Sam.
Mas fui como eu já tinha dito fizeram o mesmo ao Scorsese ao terem dado o óscar no Departed em vez de um GoodFelass ou Taxi Driver, o Traninspotting é que merecia os 8 óscares e mais não digo, o Slumdog Millionaire não é péssimo filme claro que não mas é daqueles filmes que se v^uam vez e acabou ora o Trainspotting já devo ter visto mais de 20 vezes e nunca me canso

Álvaro Martins disse...

É isso mesmo.
O Trainspotting é a sua obra-prima e o Sunshine também é muito bom.
Não podias ter feito melhor comparação entre o Boyle e o Scorsese. O Scorsese recebeu o óscar pelo Departed tipo como compensação,embora o Departed não seja mau filme, pelo contrário, é muito bom, mas é como dizes devia ter ganho por filmes mil vezes melhores como esses que disseste e o Raging Bull que é mais uma obra-prima dele. É o caso do Ridley Scott e agora do Fincher, não receberam por obras-primas como Blade Runner(no caso do Ridley Scott), Seven e Fight Club(Fincher) e iam ganho por filmes muito mais fracos como o Gladiador(Ridley Scott) e este Benjamin Button(Fincher).
O Slumdog Millionaire é mesmo um filme muito mediano, é muito comercial, pop e mesmo tecnicamente e em relação ao argumento deixa muito a desejar (isto para ganhar 8 óscares).
Péssimo nunca pode ser, porque embora cada vez mais os óscares me deixem indignado há que reconhecer que os filmes que lá vão têm algum valor, mas não o suficiente(quanto a mim).
Veja-se Berlinale, Veneza, Cannes, Fantasporto, Goya....isso sim são festivais de cinema de onde saem verdadeiras obras de arte do cinema.

Abraços

Argonauta disse...

e mesmo os prémios do cinema europeu que não me lembro o nome. sim o departed é um bom filme deu-me gosto ver o leonardo dicaprio estar a tornar-se num bom actor. argh detesto o gladiador mesmo não consigo ver naquele filme nada de especial mesmo

Anónimo disse...

Muito fraquinhas estas nomeações, o melhor filme de Boyle é o Trainspotting, muito melhor que este. Só me consola o facto de poder ter sido ainda pior. Já vi um "artista" a dizer que ficou muito desiludido por o The Seven Pounds não ter sido nomeado porque foi o melhor do ano. Xiça!
Bom blogue

Álvaro Martins disse...

Slrem,

Antes de mais, obrigado pelos elogios.

Concordo, o melhor do Boyle é mesmo o Trainspotting e até me pergunto como é que um realizador que faz uma obra-prima como o Trainspotting, o Sunshine e o 28 Days Later que também gostei, faz um filme tão comercial, tão pop e tão fraquinho como este Slumdog Millionaire. Vendeu-se completamente, mas....

Ahahah
A sério?!!o Seven Pounds??!!! Xiça mesmo.:)

Abraços
e volta sempre