30 de agosto de 2010

E como estamos numa de americanos e de perguntas, qual deles é pior, James Cameron ou Ridley Scott? Eu escolho Cameron porque o Scott ainda fez uma obra-prima, o Blade Runner.

24 comentários:

João disse...

Adoro Blade Runner. Mas Scott é pior. Puro ódio pessoal.

Já que o Cameron ainda tem os dois primeiros Terminator, que adoro. Mas coisas como Titanic e Avatar dispenso completamente.

João Palhares disse...

Eu não trocava os Camerons dos anos 80 nem o Terminator 2 por filme algum do Scott. Mesmo o Blade Runner..

Álvaro Martins disse...

Não gosto dos Terminators e o único filme do homem que escapa é o The Abyss, o resto é tudo merda (para mim claro). Já o Scott, que também odeio tem o Blade Runner e o Alien.

Unknown disse...

Que opiniões tão extremadas!

Ricardo-eu disse...

Cameron, mas coitado não é assim tão horrivel

Alberto Guimarães disse...

Gostas mesmo de cinema, ou só crias-te um blog para exibires o quão erudito e rebeldezinho és, por dizeres mal de americanos? Chegaste mesmo a ver o aliens e o terminator, fazendo uma apreciação sem preconceitos, baseada na reflexão em relação aos conteúdos e à forma como eles se enquadram tanto na obra do realizador como na cinematografia americana? Ou este post é só das coisas mais levianas que já apareceram neste blog?

Álvaro Martins disse...

Alberto, o teu comentário nem resposta merece pois, se acompanhas o blog (e visto não ser a primeira vez que comentas aqui deduzo que sim) saberás certamente que não digo mal dos americanos por dizer, nem digo mal dos americanos, digo mal de certos americanos como direi (eventualmente e adequadamente) de certos europeus, asiáticos e por aí fora. O problema, parece-me, é tu gostares demasiado dos americanos ao ponto de fazeres comentários ridículos como este.

E, para responder às tuas perguntas, gosto mesmo de cinema, por isso não reconheço como tal merdas como o Aliens e os Terminators, cheguei mesmo a vê-los (talvez antes de ti e por isso a fase de gostar de americanadas já me passou) e este post é aquilo que eu quiser e aquilo que tu quiseres. É para ser lido e formar uma opinião (quem o entender) e tu formaste a tua. Ponto final.

djamb disse...

Então mas o Ridley Scott não nasceu em Inglaterra e o Cameron no Canadá? :)

O "Blade Runner" é um clássico, mas o "Alien" é uma referência no terror psicológico em ficção científica.

Temos de dar a mão à palmatória a James Cameron ao empurrão que deu, ao longo da sua carreira, ao desenvolvimendo dos grandes efeitos especiais no cinema.

Álvaro Martins disse...

Sim djamb, mas trabalham (e não é há pouco tempo) em Hollywood. Estão tão intrincados na filosofia cinematográfica americana que os confundo como americanos. Mas ainda bem que rectificaste, assim já não sou atacado de só dizer mal de americanos eheh.

Quanto ao teu último parágrafo, relativo a efeitos especiais dou a mão à palmatória ao George Lucas e não a este. Ah, e para mim o cinema é muito mais que efeitos especiais.

djamb disse...

Sem dúvida que o cinema é muito mais que efeitos especiais, mas os efeitos especiais fazem parte do cinema heeheh
Já que falamos de efeitos especiais e de introdução de novas técnicas, ao George Lucas junta o Steven Spielberg ;)

Unknown disse...

Odeio o Cameron.

O Scott tem n cenas embaraçosas mas há o Alien, que sempre irei adorar, até mudar de opinião.

Argonauta disse...

LOL o Aliens?? o único Alien bom é precisamente o do Ridley Scott, o do Cameron é apenas um filme super over the top típico de um realizador overated.
Blade Runnder e Alien the 8th passenger adoro! por isso Ridley Scott obviamente.
Cameron é merda, é lixo, ya ok adoro toda a sequência do titanic a afundar-se, mas mesmo assim é um filme cheio de clichés e over the top drama.
Alberto Guimaraes deixaste claro que de cinema não percebes nada, por só o average espectador de cinema é que acha os terminators uma obra-prima, não se trata de opiniões ou não, trata-se de bom gosto, trata-se de reconhecer que esses filmes principalmente o 2º é super over the top, violência barata e uma bola de neve de efeitos especiais para disfarçar um argumento fraquinho e má representação por parte do Sr Governador e restante cast. Se me disseres que gostas do filme por puro entretenimento aceito, até eu quando era miúdo gostava dos terminators, actualmente é puro lixo.

Álvaro Martins disse...

Claro que os efeitos especiais fazem parte do cinema, mas não se pode dar valor a um cineasta por causa dos efeitos especiais djamb, porque pá até há técnicos para isso e, isso é tudo feito por computador. Tem o seu mérito mas não queiras comparar com quem faz cinema a sério ;)

Argonauta, estamos de acordo em quase tudo, mas não posso concordar com "o único Alien bom é precisamente o do Ridley Scott" porque o do Fincher também é muito bom.

Álvaro Martins disse...

Ah, e odeio o Spielberg djamb (ódio pessoal).

djamb disse...

Ahahah ok ok, não entendo muito bem isso do ódio pessoal, mas são opiniões ;)
Já agora, parabéns pelo blog. Adoro!

Álvaro Martins disse...

Obrigado :)

Albert Guimarães disse...

É engraçado ver o argonauta a dizer que eu não percebo nada de cinema, quando é evidente que ele é que ainda se encontra aprisionado numa infância cinéfila onde pensa que só por dizer mal de filmes de acção de hollywood já faz dele um grande entendido nestas coisas. Há muita gente que percebe de cinema e que considera o aliens e o terminator obras-primas.

Alberto Guimarães disse...

Álvaro, e por acaso acho o cameron muito melhor realizador do que o lucas

Álvaro Martins disse...

Pá, o Lucas fez um filme (o THX 1138) que o Cameron nem em sonhos era capaz de fazer semelhante, quanto mais fazer melhor.

Álvaro Martins disse...

E esse palhaço quer imitá-lo agora com os Avatars e criar o universo que o Lucas criou com os Star Wars, mas nunca chegará lá eheh.

My One Thousand Movies disse...

Eu não seria assim tão extremista, em considerá-los tão maus, gosto dos dois realizadores embora ambos tenham obras más.
Visto nesta prespectiva, escolheria o Scott porque tem mais maus filmes, mas também tem mais melhores filmes. Que confusão lol

My One Thousand Movies disse...

Lembrei-me agora do Chuva Negra, que para mim é dos melhores do Scott.

Unknown disse...

Bem, em primeiro lugar não percebo onde está a ofensa em "não perceber nada de cinema". Eu vi alguns filmes, vejo alguns filmes e pretendo ver sempre. Considero ter um gosto abrangente e conhecer vários tipos de cinema, mas afirmo não perceber nada de cinema! Nunca o estudei e as minhas opiniões baseiam-se no meu gosto. No prazer que tiro de um filme!

Devo dizer que não gostode nenhum dos realizadores em questão. Considero-os medianos. Estão inseridos no cinema hollywoodesco (logo, atados a certas convenções) e nenhum tem um filme que entre sequer no meu top100.
Devemos perceber também que o cinema tem mais que uma função. O cinema não tem de ser só artístico. Também pode ser entretenimento, e que bom que é quando nos deparamos com um bom filme de entretenimento!
(também existem pessoas a fundir o entretenimento e o lado mais artístico).

É nesse prisma que devemos ver as coisas, quanto a mim.
Quase dividindo o entretenimento como um subgénero de cinema.
E perdoem-me meus caros, mas quanto a cinema de entretenimento estou de acordo com o Gonçalves e o Palhares! Os dois primeiros Terminator rockam muito :D
(até já li por aí que Tarkovsky tinha gostado bastante do primeiro)
O Blade Runner por seu lado também é bastante bom!

Mas (sendo muito pouco extremado) Scott e Cameron são dois realizadores que odeio.

Manuela disse...

A conversa vai longa:)
Cameron. Não acho a menor graça.Já Scott tem alguns filmes que me agradam, mesmo para além de Blade Runner e Alien.