7 de maio de 2009

Un Condamné À Mort S'est Échappé ou Le Vent Souffle où il Veut (1956)

Um filme de Robert Bresson









Simples, minimalista e rigoroso. Assim é o cinema de Bresson, assim é “Un Condamné À Mort S’est Échappé”, título que por si só revela o final do filme mas nem por isso deixa de ser interessante. “Un Condamné À Mort S’est Échappé” resume-se a coragem, à recusa de uma resignação, à determinação, à fé. Bresson, volto a frisá-lo, é minimalista, ele tem o cuidado de não deixar escapar nenhum pormenor que seja importante para o desenvolvimento do filme e cria uma tensão quase claustrofóbica dentro daquelas quatro paredes da cela onde Fontaine permanece. E Mozart a acompanhar Fontaine, a pautar todos os seus movimentos, a elevar a fuga para um estado superior, a transportar para a tela essa fé, essa vertente religiosa de Bresson. Maravilha.

7 comentários:

Unknown disse...

E a que mercearias vais tu buscar deste material? (isto é o meu código para links ^^ )

Álvaro Martins disse...

Referes-te às fotos ou ao filme?

Unknown disse...

Eu é mais "Pickpocket" :)

Álvaro Martins disse...

Sim, Pickpocket é muito mas muito bom, mas para mim este e o L'argent não se ficam atrás.

Unknown disse...

Refiro-me ao filme.

Álvaro Martins disse...

Queres links? :)

por torrent:

http://thepiratebay.org/torrent/3652455/Robert_Bresson_-_A_man_escaped_-_1956_[FRENCH._ENG_subs]

O que eu tenho foi arranjado por esse link mas também há nos rapids shares, só que aí não sei se a qualidade é boa. Mas se quiseres mando-te os links para o teu mail, porque aqui não cabem.

Unknown disse...

Ena!
Many thanks! Vou tratar da encomenda que aquela primeira colecção de linkagem foi parar no formato de aviso de resposta ao meu mail ;)