26 de fevereiro de 2010

Cztery Noce Z Anna (2008)











Em Cztery Noce Z Anna existe sobretudo amor. E Skolimowski filma-o num estado puro, em bruto, cego. Mas filma o amor não correspondido, o amor silencioso. Aliás, o filme até nisso é inteligentíssimo, até nos silêncios constantes que invadem o filme esse amor está presente. E todos os movimentos de Leon são na direcção da descoberta desse amor (amor que se mistura com obsessão, sentimento que faz com que Leon prefira fazer o que faz do que chegar algum dia a falar com ela, como que a guardar aquilo que racionalmente ele sabe ser a única possibilidade – a esperança de um dia a ter – porque ele sabe que nunca a irá ter, ele sabe que a única coisa que lhe resta é essa esperança, esse sonho que vive constantemente). Tudo o que faz é para poder olhá-la, estar mais próximo dela. E, isto tudo, num ambiente negro, de tensão. Cztery Noce Z Anna prima pela realização, pela mão do polaco, pelos planos que transmitem extraordinariamente essa tensão, esse risco que Leon assume nas invasões nocturnas do quarto de Anna. A interpretação de Steranko como Leon é simplesmente assombrosa. Cztery Noce Z Anna foi das melhores obras que vi ultimamente.

2 comentários:

João Palhares disse...

Esse filme é fenomenal.
Durante o filme nada do que o Leon faz parece errado ou condenável, não há Bem nem Mal. Ele é uma das (senão "a") personagem mais complexa dos últimos anos...

Álvaro Martins disse...

Concordo. É a maneira como Skolimowski constroi o personagem, da maneira como o filma que transparece inocência, o ambiente negro que cria para mostrar o sentimento obssessivo. Grande filme.