Finalmente vi Scarface de Howard Hawks. Por acaso nunca gostei muito do filme do De Palma. E talvez por isso me tenha agradado tanto este do Hawks. Mas é mais do que isso, é o preto e branco que favorece a vertente sombria/obscura do filme, são as magistrais sombras a reforçarem isso, é a forma de filmar de Hawks. É o início brilhante do filme, é a simples, directa e eficaz condução narrativa, é Paul Muni numa interpretação fabulosa (como Al Pacino na versão de 83), é a força sensual do filme com aquelas duas mulheres, é a denúncia do crime organizado como principal intenção do cineasta. Grande filme.
25 de julho de 2010
Scarface (1932)
Finalmente vi Scarface de Howard Hawks. Por acaso nunca gostei muito do filme do De Palma. E talvez por isso me tenha agradado tanto este do Hawks. Mas é mais do que isso, é o preto e branco que favorece a vertente sombria/obscura do filme, são as magistrais sombras a reforçarem isso, é a forma de filmar de Hawks. É o início brilhante do filme, é a simples, directa e eficaz condução narrativa, é Paul Muni numa interpretação fabulosa (como Al Pacino na versão de 83), é a força sensual do filme com aquelas duas mulheres, é a denúncia do crime organizado como principal intenção do cineasta. Grande filme.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Nunca antes um filme foi tão sublime, tão esplêndido. Magnífica obra-prima de Milos Forman que junta a melhor obra do realizador tal com...
5 comentários:
excepcionais imagens!
Muito melhor que o De Palma.. E o primeiro plano é fenomenal...
Também acho João. E o plano-sequência inicial é sem dúvida fantástico. Fiquei logo maravilhado ;)
Para mim é superior ao de DePalma, sobretudo quando comparamos o tempo em que cada de um dos filmes foi escrito e realizado. Muni e Raft têm um impacto tremendo ao longo de todo o filme. É puro talento.
Também prefiro o "Scarface" do Hawks, é mais gráfico naquilo que interessa. Se é que é possível ser gráfico na sugestão. O do De Palma tenta ser mais um filme de pura acção.
Enviar um comentário