8 de março de 2009

Il Postino - O Carteiro do Pablo Neruda (1994)



O cinema italiano possui o poder de tocar a alma e sem necessitar de grandes produções e efeitos especiais criam autênticas obras de arte inigualáveis a qualquer outro cinema. Tem uma magia que irradia e atinge aqueles que realmente apreciam um bom filme.
“Il Postino” (“O Carteiro do Pablo Neruda”) é um filme que marca qualquer bom amante do cinema. É daquelas obras-primas que nos fazem reflectir na vida, no amor, na amizade, na simplicidade...
O filme baseia-se na curta estadia do poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) numa pequena ilha italiana do Mediterrâneo, exilado por razões políticas, e na amizade que é criada entre ele e um carteiro quase analfabeto (Massimo Troisi). Este carteiro apaixona-se por Beatrice Russo (Maria Grazia) e incapaz de falar com ela pede ajuda ao poeta. Começa então a declamar-lhe poemas de amor para assim a conquistar.
“O teu sorriso espalha-se pelo teu rosto como borboletas. O teu sorriso é como uma rosa, uma lança descoberta, é o bater das águas. O teu sorriso é uma onda prateada repentina.” Pablo Neruda escreveu estes versos, mas é com eles que Mario se declara pela primeira vez a Beatrice.
O filme é um hino à poesia, ao amor, às metáforas e à amizade. É um filme romântico e lírico, mas muito diferente das megaproduções românticas de Hollywood. É um filme italiano e como tal não tem o poder de distracção de Hollywood, ficando assim reservado para um público-alvo mais selectivo e mais cuidado. É uma obra inesquecível e uma representação do que é a demanda pelo amor e pela felicidade.
Foi vencedor do Óscar de Melhor Banda Sonora e ainda foi nomeado para Melhor Filme, Melhor Realizador (Michael Radford), Melhor Actor (Massimo Troisi) e melhor Argumento Adaptado. A banda sonora, de Luis Enrique Bacalov é extremamente linda e existem cenas no filme que transmitem a sensação que foram feitas para a música, especialmente quando sincronizada com a poesia de Pablo Neruda.
Massimo Troisi está fabuloso no papel de Mario, o carteiro. A simplicidade que ele consegue demonstrar, própria de alguém que nunca saiu de um local e que quase não sabe ler nem escrever, a timidez de se expressar para o amor da sua vida, os momentos à janela a pensar em Beatrice, são pormenores que demonstram que Massimo esteve muito bem no papel de Mario. Doze horas após as filmagens, Massimo Troisi faleceu devido a problemas cardíacos.
“Il Postino” é um filme belo, romântico e dramático que faz sorrir e sensibiliza quem o veja.




Sem comentários: