15 de fevereiro de 2010

L' Enfer (2005)







L' Enfer podia ser um grande filme, daqueles filmes a roçar a obra-prima. Mas não o é. E não o é somente pela realização de Tanovic que, apesar de arrojada nos planos, na luz, nos travellings e nos enquadramentos da câmara, decepciona com a música e o ambiente negro e sinistro que carrega. Embora sustentado numa história misteriosa, que lida com o passado e com algo que aconteceu e que mudou as vidas das 3 personagens centrais do filme, embora o trauma seja aqui a grande questão do filme, o ambiente sinistro, negro e pesado tentando se aproximar do thriller é exagerado, excessivo. Porque tudo se resume a um mal entendido e ao desenrolar das vidas dessas 3 personagens (irmãs, diga-se de passagem), à causa/efeito desse acontecimento do passado.
Gostei das interpretações, principalmente de Emmanuelle Béart. E a construção narrativa do filme é igualmente bem conseguida, a linearidade narrativa, a fotografia é muito boa, as sombras. Mas o que limita o filme é mesmo esse ambiente desajustado ao argumento. Esse ambiente de suspense, de thriller ou até mesmo de terror numa história que assim não o pede. Mas mesmo assim, muito melhor do que muita fita que se faz por terras do tio Sam.

1 comentário:

V.Estrada disse...

Concordo plenamente. A começar pelo genérico inicial, interessante, mas demasiado obscuro a meu ver. As interpretações e a fotografia são sem duvida o melhor, já a banda sonora acredito também que é o que destrói a quase genialidade deste filme.