14 de junho de 2009

L'âge d'or (1930)

Um filme de Luis Buñuel










8 comentários:

Unknown disse...

Genial, como (quase) todo o Buñuel.

decKeR disse...

este filme é uma obra prima e distancia-se de quase toda a obra de Buñuel (talvez com a excepção do chien adalou). Filme proibido durante 50 anos. a última cena do filme usando os 120 dias de sodoma do Marquês de Sade como critica ao cristianismo ainda hoje me causa arrepios. Simplesmente genial

Unknown disse...

Grande! Não me está afectivamente tão próximo como 'Viridiana', 'Belle de jour', 'Charme discreto da burguesia' e 'O anjo exterminador', mas é um grande filme. Talvez não me esteja tão próximo pela sua mais directa relação com o surrealismo...

Abraço!

Álvaro Martins disse...

Victor,
com certeza, genial.

decKeR,
o Simon del Desierto também se pode dizer que se trata de uma obra surrealista.
Quanto à cena final que alude à obra do Marquês de Sade é brutal, só ao alcance de um anti-clerical como o Buñuel. E depois não esqueçamos que neste e no Chien Andalou o Buñuel tinha a colaboração do Dali. Perfeitamente compreensível a razão pela qual resultaram tais obras-primas.

Gonçalo,
A mim é o oposto, à excepção do Viridiana e do Tristana, estas duas primeiras obras do cineasta são-me mais familiares que as restantes. E sim, o surrealismo foi-se perdendo nas restantes.

Abraços

Filipe Machado disse...

Buñuel, conheço muito pouco da sua filmografia, mas ainda ontem estive a ler algumas informações sobre este grande realizador.

Unknown disse...

Aconselho vivamente a leitura da autobiografia de Buñuel - "O Meu Último Suspiro". Teve uma reedição recente e encontra-se à venda na Bertrand e na Fnac. Muito bom.

Álvaro Martins disse...

Victor, desconhecia tal autobiografia, tenho que ver se arranjo. Obrigado pela dica. ;)
Já viste o A Proposito De Buñuel de José Luis López-Linares? É um documentário sobre o cineasta. Aconselho-to. Tem excertos do próprio Buñuel, entre outras coisas.

Unknown disse...

Sim, conheço esse documentário já há alguns anos.

Quanto ao livro, eu tenho um edição antiga, mas agora saiu uma bela reedição. Tenho uma breve nota sobre ela no meu blogue -http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2007/12/buuel-e-o-seu-ltimo-suspiro.html