3 de junho de 2009

Lisa (2008)

Um filme de Lorenzo Recio






“Lisa” é uma curta-metragem que nos chega de França. Surrealista, Lorenzo Recio conta-nos a história de uma menina que vive com o pai, a mãe e os dois irmãos numa casa isolada no campo. “Lisa” não chega a durar vinte minutos mas diz-nos mais do que muitos filmes que duram hora e meia, duas ou três horas.

Filmada a preto e branco, com um número escasso de diálogos, “Lisa” é uma curta-metragem enigmática. Recio não nos informa do tempo ou do espaço, não é necessário. O que o cineasta nos pretende transmitir é a imagem de um pai austero. A imagem que uma criança cria de um pai com essas características, de uma figura que, incontornavelmente, cria um sentimento de medo com as suas atitudes, com a sua intolerância, com o seu comportamento violento para com a mulher e os filhos. Ou seja, Recio crítica uma educação rígida, austera que era frequente noutros tempos. O escasso diálogo é perfeito para se criar esse ambiente claustrofóbico, de medo e de repreensão que se vive naquela casa. E o preto e branco é mais um trunfo da curta-metragem.
Mas nem só de crítica vive “Lisa”. O surrealismo está presente em toda a fita. “Lisa” carrega um forte teor metafórico e enigmático, uma ambiguidade nas imagens que transportam esse surrealismo e o definem. E essa vertente enigmática que Recio cria leva-me a acreditar noutra mensagem do cineasta. Leva-me a crer que Recio tenta nos transmitir um sinal de esperança, de fé. E esse surrealismo que é criado, essa vertente onírica que me parece existir nos minutos finais, toda essa metáfora traduz esperança, a fé de Lisa.

“Lisa” é um pedaço de arte. Maravilha.

2 comentários:

Unknown disse...

E onde é que se pode encontrar (leia-se: ver, descarregar, comprar...) este pedaço de arte?

Álvaro Martins disse...

http://thepiratebay.org/torrent/4753953