18 de novembro de 2010

Bagdad Cafe (1987)
















Se há filmes mágicos, este Bagdad Cafe (ou Out of Rosenheim no título original) é certamente um deles. Porque Bagdad Cafe é duma beleza rara. Surreal e burlesco, o filme de Percy Adlon é uma fábula sobre a solidão, a liberdade e as relações humanas. Em contraste com a decadência e o caos daquele hotel/posto de gasolina/café, surge-nos a solitária e distante Jasmin (que no início abandona o marido após uma discussão à beira da estrada), turista alemã da Baviera. Marianne Sägebrecht é perfeita na interpretação de Jasmin, na expressividade que coloca em cena, no olhar, no sentimento de generosidade que transmite. Jasmin é como um anjo que cai ali naquele decrépito lugar onde o árido deserto amarelo Mojave na Califórnia conspurca o quotidiano daquela gente. Há uma desmesurada desolação não só naquele hotel e no café como na relação entre aquelas pessoas. Brenda é seca e hostil mas forte, cansada da ociosidade do marido faz com que este a abandone. Vive entre a degradação daquele local e o cepticismo no futuro. E a chegada de Jasmin acentua esse cepticismo de Brenda (não só pelas roupas de homem que descobre no quarto mas essencialmente pelas diferenças culturais).

Bagdad Cafe é um filme simbólico (principalmente no início onde vemos miragens como que a querer simbolizar a predestinação ou alguma divinização em Jasmin) e sensível. Vive das cores (e que belas são as cores neste filme), dos gestos, das expressões, dos planos (alguns são simplesmente brilhantes), da música (entrou para as minhas preferências), das interpretações de Sägebrecht e de CCH Pounder. Bagdad Cafe é um filme belo, mágico e terno. É uma obra de arte esquecida no tempo.

5 comentários:

Rato disse...

Lembro-me de ter adorado este filme (e a respectiva banda sonora), quando o vi na estreia. Entretanto passou-se já muito tempo e tenho de voltar a ele um destes dias para "reciclar"

Álvaro Martins disse...

Também adorei.

Sam disse...

Tenho de o rever rapidamente. Conheci este BAGDAD CAFE durante um ciclo de cinema em Ponta Delgada, e saí da sessão extasiado.

Obrigado pela recordação, vou tratar de "actualizar" o número de visualizações deste filme.

Guakjas disse...

Podem dizer-me onde arranjar sff?
Fiquei curioso...

Guakjas disse...

Parabéns pelo blogue caro Álvaro Martins...Acho que vou aprender muito com aquilo que escreve sobre cinema...