Ora bem, podemos dividir Pola X em dois actos, em duas partes por assim dizer, duas ambiências que se complementam. E é inteligentemente que Leos Carax faz isso. O filme começa vivo, cheio de cor, bem ao estilo do cinema francês. Mas a partir de certa altura torna-se negro, perturbador. E tudo acompanha a história, todo o ambiente está de acordo com o que Pierre passa. Pola X é essencialmente um filme moral e ambíguo, duma ambiguidade complexa e desconexa, duma matéria psicológica que atravessa toda a compreensão do filme. Porque, o que realmente Pierre procura é a verdade, a redenção pelo erro do pai. E se primeiro abandona tudo e todos para se refugiar com Isabelle, depois do incesto a procura remete-se exaustivamente à escrita, como que a querer denunciar o pecado humano, como que a querer justificar o incesto. A ingenuidade de Pierre arrasta-o para a insanidade, fá-lo mergulhar num abismo moral, físico e psicológico onde toda a procura da verdade se torna confusa na sua mente, onde tudo o que parecia irrefutável é agora contestável. E Yekaterina Golubeva é uma grande actriz, uma das melhores nos dias que correm. Se já em Trys Dienos, Few Of Us e Koridorius (Sharunas Bartas – que também entra neste) me agradava, então depois de ter visto Twentynine Palms e agora Pola X, não posso afirmar outra coisa senão de que é realmente uma das melhores actrizes do panorama cinematográfico actual.
18 de março de 2010
Pola X (1999)
Ora bem, podemos dividir Pola X em dois actos, em duas partes por assim dizer, duas ambiências que se complementam. E é inteligentemente que Leos Carax faz isso. O filme começa vivo, cheio de cor, bem ao estilo do cinema francês. Mas a partir de certa altura torna-se negro, perturbador. E tudo acompanha a história, todo o ambiente está de acordo com o que Pierre passa. Pola X é essencialmente um filme moral e ambíguo, duma ambiguidade complexa e desconexa, duma matéria psicológica que atravessa toda a compreensão do filme. Porque, o que realmente Pierre procura é a verdade, a redenção pelo erro do pai. E se primeiro abandona tudo e todos para se refugiar com Isabelle, depois do incesto a procura remete-se exaustivamente à escrita, como que a querer denunciar o pecado humano, como que a querer justificar o incesto. A ingenuidade de Pierre arrasta-o para a insanidade, fá-lo mergulhar num abismo moral, físico e psicológico onde toda a procura da verdade se torna confusa na sua mente, onde tudo o que parecia irrefutável é agora contestável. E Yekaterina Golubeva é uma grande actriz, uma das melhores nos dias que correm. Se já em Trys Dienos, Few Of Us e Koridorius (Sharunas Bartas – que também entra neste) me agradava, então depois de ter visto Twentynine Palms e agora Pola X, não posso afirmar outra coisa senão de que é realmente uma das melhores actrizes do panorama cinematográfico actual.
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Nunca antes um filme foi tão sublime, tão esplêndido. Magnífica obra-prima de Milos Forman que junta a melhor obra do realizador tal com...
2 comentários:
Ainda não vi esse. Fica o conselho :)
Este é muito bom, vê ;)
E além de tudo isso tem banda sonora do grande Scott Walker :D
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