7 de maio de 2010

El Secreto de sus Ojos (2009)















De El Secreto de sus Ojos compreende-se perfeitamente a vitória do oscar. De facto, fosse o inglês a sua linguagem e desconfio que seria até um concorrente ao principal galardão. El Secreto de sus Ojos assume-se como um thriller romanceado, uma história de amor platónico em palcos dum regime político numa Argentina dos anos 70. Tudo isto no meio da investigação dum crime violento e atroz como a violação e o homicídio de uma jovem. Portanto, o filme de Campanella é, essencialmente, um exercício sentimentalista e convencional do amor naqueles dois seres humanos e da incessante procura de Esposito na captura de Gómez (o assassino). E narrativamente, se El Secreto de sus Ojos se apresenta competente e afastado de qualquer linearidade com a duplicidade temporal (presente e passado), há que referir também que o filme se torna previsível e demasiado light (ou chamemos-lhe novelístico, corriqueiro) com toda a trama em volta daquele amor perdido no tempo e com algum pretensiosismo em que incorre. El Secreto de sus Ojos é filme de interpretações, de espaços para estas. E é neste campo que o filme de Campanella se valoriza, na expressividade dos actores. Ricardo Darín e Soledad Villamil são, sem qualquer sombra de dúvidas, a alma deste El Secreto de sus Ojos além duma realização que tem o seu momento alto no plano-sequência do estádio, no momento da captura de Gómez.
El Secreto de sus Ojos é filme que prende o espectador. É, além de sentimentalista, filme de aspirações comerciais, cola-se a Hollywood, ao seu cinema “maquilhado”, light e previsível. Un Prophète é muito melhor.

5 comentários:

Diogo disse...

Não vou ver, não me cheira, já vi o trailer, continua a não cheirar, já sei o que sai daí.

Vejo antes o Lebanon, que ganhou o urso em Berlim.

Álvaro Martins disse...

Não perdes nada ;)

O Lebanon também já o tenho aqui para ver :)

Argonauta disse...

foi a ideia com que fiquei deste filme também, já o que ganhou em 2009 o filme japonês era como este.

Unknown disse...

Eu gostei do filme...

É um filme de género e obviamente que se cola a uma certa tendência americana, no entanto é muito competente em todos os campos.
A história prende, é bem contada e as interpretações são bastante boas, essencialmente porque são sóbrias e não caem em exageros.
A sequência do estádio é um deleite visual!!! :D

Flávio Gonçalves disse...

Não gostei nada. Desiludi-me e arrependi-me de ter gasto o bilhete de cinema. Paciência.