5 de março de 2009

Os Mutantes (1998)



Esta obra de Teresa Villaverde caracteriza-se pela sua crua e dura análise duma realidade social que abrange aqui três jovens inadaptados a essa realidade. “Os Mutantes” conta-nos a história de Andreia, brilhantemente interpretada por Ana Moreira, Pedro (Alexandre Pinto) e Ricardo (Nelson Varela). Estes três jovens são os “mutantes” que não se adaptam a uma realidade social onde lhes é imposta a permanência em centros de reinserção social em alternativa ao meio familiar agressivo onde cresceram. Teresa Villaverde pretendia fazer um documentário sobre essas crianças das instituições de reabilitação que crescem numa dura realidade bem diferente daquela que é suposta ser uma infância normal. Ao que parece, essa sua intenção em concretizar esse projecto foi-lhe negada.
O título do filme “Os Mutantes” identifica-se logo à partida com as personagens e os seus caminhos que parecem não ter um destino, a sua inadaptação à sociedade, os seus caminhos que conduzidos por vias sombrias os levam a destinos ainda mais negros, onde o crime é meio envolvente para um desfecho previsível de jovens inadaptados à sociedade e consequentemente inseridos num mundo delinquente que lhes traz uma liberdade desejada e um bem-estar procurado e ansiado que em centros de reinserção social lhes é negada. Mas mais ainda, essa inadaptação estende-se ao meio familiar onde tudo lhes é estranho e disfuncional, querendo assim parecer que o único local onde se sentem bem é na rua. A cineasta faz também uma reflexão à força interior desses jovens que lutando contra uma sociedade dura revelam um espírito de sobrevivência enorme. A cena do parto é particularmente dramática e visualmente impressionante. Nesta cena, bem como noutras, Ana Moreira transpõe para o ecrã todo um sofrimento, dor, angústia e desespero de parir sem ajuda. O abandono posterior do rebento, a fragilidade com que Andreia surge após o parto e o caminhar até ao seu desfalecimento mostram esse desespero e esse sofrimento de quem tentou lutar contra uma sociedade feroz e desumana que venceu mais uma alma errante e inadaptada neste mundo injusto.
Teresa Villaverde realiza um filme visualmente agressivo e onde é dado aos actores bastante espaço para triunfar, caso de Ana Moreira que tem aqui uma excelente interpretação, premiada nos Festivais de Taormina e Bastia.
“Os Mutantes” é uma obra-prima do cinema português que, infelizmente, têm cada vez menos espectadores. Por mim, vou continuar a desfrutar de cinema português com qualidade como esta obra de Teresa Villaverde.



8 comentários:

Argonauta disse...

não conheço este filme, eu não gosto muito de cinema português ás vezes os actores parece que não estão a representar parece que apenas dizem as linhas do guião sem emoção nenhuma isto acontece na maioria dos filmes portugueses que vi, outros representam como se estivessem num teatro e não num filme. depois os filmes portugueses tem demasiados clichés ou seja em cada frase 4 palavras são asneiras e ultimamente usa-se demasiadas cenas de sexo para chamar atenção aos espectadores com o sentido de transformar algumas actrizes em sex symbols nacionais. depois há os outros factores, existem milhões de histórias que podiam ser exploradas como a história de portugal, livros de escritores(serei eu o único a achar estúpido o facto de ter que ser um espanhol e um brasileiro a fazer filmes de livros do josé saramago?)ou outras coisas, mas em evz disso procura-se filmes para chegar a número 1 do box office e os bons filmes caem no esquecimento, mas mesmo os chamados bons filmes não sei...não consigo compreender nem explicar muito bem, acho que o cinema português podia estar perfeitamente ao nivel do francês ou do italiano apenas existe uma coisa em que somos reis: preguiça, o facto de nos contentarmos com pouco e também a falta de apoios.lool

Álvaro Martins disse...

Argonauta,

aceito que não gostes de cinema português.

Quando falo de cinema português, falo de obras como esta e não em azeiteiradas como Corrupção, Tentação, Second Life, Crime do Padre Amaro e por aí fora.
Falo de cinema não de espectáculo visual.
Falo de obras-primas que existem no nosso cinema mas pouca gente gosta porque a filosofia portuga é de que o que é estrangeiro é que é bom. Relativamente ao cinema a generalidade é de que o que é americano é bom, o europeu e asiático não vale nada e o português serve agora para alguns porque mostram umas pseudo-actrizes a mostrar as mamas. Mas lá está, o cinema português que tem um sucesso relativo em terras lusitanas é esse cinema rasca e muito mau que nem me atrevo a considerar cinema. Isto porque? Pela mesma razão que o Van Damme tem sucesso, o comercial e medíocre é que vinga devido à falta de cultura, bom gosto e, como disseste e bem, preguiça das pessoas de verem um filme que os faça pensar no porque das coisas.

Palavras tuas:
"eu não gosto muito de cinema português ás vezes os actores parece que não estão a representar parece que apenas dizem as linhas do guião sem emoção nenhuma isto acontece na maioria dos filmes portugueses que vi, outros representam como se estivessem num teatro e não num filme."
Desculpa, mas acho que vês muito cinema português reles e pouco de boa qualidade. Uma dica, o menos conhecido é sempre melhor, com excepção dos conceituados Manoel de Oliveira, Pedro Costa e as obras do falecido João César Monteiro que são já bem conhecidos.

Demasiadas cenas de sexo, disseste, é natural. Não é só no cinema português.

Asneiradas, também é em todo o cinema(no americano nem se fala), e acho bem se não for em exagero,até porque na vida real também as dizemos.

Concordo completamente contigo quando dizes que podia estar ao nível do italiano e do francês, mas infelizmente não está por causa do público português e do estado que prefere financiar clubes(embora eu goste muito de futebol) e gastar dinheiro em estádios do que financiar ou ajudar as artes em Portugal.

Discordo num pormenor, há outra coisa em que somos reis: as borracheiras. :)

Abraços

Argonauta disse...

conheço muito pouco cinema português é verdade mas a culpa é minha por falta de vontade em encontrar o bom, é que nem legalmente ou ilegalmente consigo encontrar os filmes. nos anos 50 houve um enorme apoio ao cinema era só continuar mais nada. Lembrou-me agora de um filme que é o Jaime esse filme tem um bom argumento só que está super mau explorado e mais uma vez os actores deixam muito a desejar o mesmo para filmes como "Cinco Dias,Cinco Noites" a mini-série "Até Amanhã Camaradas" etc.Não sei se costumas ir a Wikipédia mas na wikipédia tem lá algo escrito assim na página inglesa, "o cinema português e italiano são conhecidos pelo uso excessivo de cenas de sexo nos seus filmes" e o que temso vindo a reprar nos últimso tempos é que os filmes com mais público são exactamente esses. o crime do padre amaro tenho a certeza que o eça de quirós deu voltas na campa com aquele filme lol. Já me disseram que o crime do padre amaro feito por um mexicano estava bem melhor mas nunca o vi, o cinema espanhol tem vindo a ter grandes apoios e bons filmes tem vindo de lá e agora tem 2 actores com sucesso internacional, nós temos apenas que nos contentar com o Joaquim de Almeida que entrou na série 24 se não me engano lol. Mas onde é que arranjas os filmes?? nas lojas nunca encontro nada de jeito na internet também não

Álvaro Martins disse...

Metade dos filmes portugueses que tenho estão em vhs gravados da tv, mas na internet também se vai arranjando alguma coisita, mas pouco é verdade. Da Teresa Villaverde, por exemplo, não consigo arranjar nada na net e este "Os Mutantes" e o "Três Irmãos" gostava de os arranjar. Mas já arranjei muitos do Manoel de Oliveira, o "Ossos" e o "Casa de Lava" do Pedro Costa também se encontram, o "Recordações da Casa Amarela" do João César Monteiro,...vão se encontrando alguns, mas é verdade que é difícil e os mais fáceis de encontrar são mesmo os rascas.
Nas lojas Fnac deve-se arranjar, não sei, onde vivo não há lojas dessas.

Já viste o "Alice" do Marco Martins? É mais uma obra extraordinária do nosso cinema e encontra-se facilmente em DVD.

O "Jaime" é muito mau,embora concorde que tem um bom argumento, mas nessa fornalha que saiu esse ano com o apoio da SIC e que dava na televisão, ou seja, telefilmes, só saíram 1 ou 2 bons que já nem me lembro.

Outros bons filmes portugueses são o "Tarde Demais" do José Nascimento e o "Respirar Debaixo de Água" do António Ferreira, mas mais uma vez, também estes não se encontram na net e em DVD também nunca vi.

O cinema português que conheço é graças à televisão e em especial à RTP2 que é aquele que passa estas obras de grande qualidade portuguesas. A RTP1 também vai passando alguns mas é sempre tarde e a màs horas. Compreendo perfeitamente que o cinema português não tenha muito público,especialmente este mais intelectual, pois não tem a divulgação e os apoios necessários a um sucesso equivalente ao que os Contratos e os Tentações conseguiram.

Em relação ao "Crime do Padre Amaro" concordo com quem te disse que o filme mexicano era melhor que o português até porque para ser melhor do que o nosso não é preciso muito.

Cinema espanhol, também gosto, principalmente de Vicente Aranda, Bigas Luna, as obras do Buñuel, Almodóvar, Trueba e poucos mais, mas não acho que seja superior ao português e sim como disseste, tem mais apoios e o Almodóvar de há uns anos para cá tornou-se também bastante comercial, embora não perca a qualidade. Isso tudo ajuda à prospecção do cinema. Mas há muito boas obras espanholas.

Na Wikipédia tem escrito que o cinema italiano e o português são conhecidos pelo uso excessivo do sexo?
Então e o cinema americano? E os filmes do Peter Greenaway?
Tretas dos da Wikipédia. As cenas de sexo abundam no cinema seja de que país for. Claro que há cineastas que são excepções, mas geralmente existem muitas cenas de sexo nos filmes, isto porque o sexo foi banalizado, entre outras coisas que nem vale a pena referir.
E o público português(e de todo o mundo) gosta é de ver porrada e gajas boas a despirem-se e coisa e tal no cinema. E os produtores de cinema sabem disso e está visto que se aproveitam disso, porque o que interessa é o dinheiro e não a arte e a cultura.
É este o país que temos...é este o mundo em que vivemos.

Abraços

mississippi blind joe disse...

há alguma torrent ou link para poder arranjar este filme?

Álvaro Martins disse...

Não, este filme nem teve lançamento em dvd, por isso só se alguém se lembrar de fazer um vhsrip do filme, o que ainda não encontrei. Nem mesmo nas comunidades tipo KG se arranja.
Da Teresa Villaverde só se encontra na net o Transe.

Rui Martins disse...

Eu interesso-me pelo filme s alguém arranjar o filmes "os mutantes" pra dvd k me diga algo holowman1@iol.pt. fico á espera d novidades.

Anónimo disse...

http://www.filestube.com/a78224368b96a4db03e9,g/Os-Mutantes-Teresa-Villaverde-1998-DVDRip-XviD.html